Grae Team comemora 6 anos de atividades

Renan, Deuziane, Carolini, Adia e Guilherme são os professores

A Grae Team (Guilherme Rodrigues Assessoria Esportiva) está comemorando seis anos de atividades em Americana e região. Fundada em 11 de julho de 2014 pelo profissional de educação física Guilherme Rodrigues, 30 anos, a equipe reúne atletas e alunos de corrida de rua e triathlon, e tem centro de treinamento próprio no Jardim Ipiranga.

Graduado pela FAM (Faculdade de Americana), com pós graduação em fisiologia do exercício pela UGF (Universidade Gama Filho) e em triathlon pela Unicamp, e treinador de atletismo pela CBAT (Confederação Brasileira de Atletismo) e IAAF (Associação Internacional de Federações de Atletismo), Guilherme é o comandante do time, que conta também com Renan Pierini, Adia Giroldo, Deuziane Mendes e Carolini Gomes. Ele falou com O JOGO. Confira!

O JOGO – Qual a sensação nestes seis anos de Grae?

GUILHERME RODRIGUES – Sensação de orgulho e gratidão. Orgulho por fazer parte da vida de vários atletas e alunos, de várias famílias, com os quais conquistamos vários objetivos e realizações de sonhos. Esse sentimento nos faz ser mais vivos, mais presentes e mostra nossa capacidade de poder fazer mais coisas do que nós mesmos imaginamos. Orgulho de poder ajudar, de poder contribuir com a saúde e bem estar das pessoas. Gratidão pessoal e profissional, e gratidão pensando no coletivo de equipe. Hoje formamos uma equipe, da qual nossos alunos viram amigos, viram família. E juntos vamos em busca de sonhos e conquistas. E gratidão por ter pessoas que agregam valores e fazem com que nossa equipe seja exemplar e bem consolidada em Americana.

O JOGO – Como surgiu a ideia da assessoria?

GUILHERME – Surgiu a partir de um sonho de criança. Sempre fui esportista e na minha juventude eu era da equipe de atletismo de Americana. Com a chegada da época de trabalho e de estudos, abandonei o esporte e na graduação esse sonho voltou. Vi que era possível, através da parte técnica e dos estudos, ser treinador de atletismo e de corrida. Ingressei na corrida de rua e cada quilômetro começou a fazer sentido, principalmente a partir do momento em que comecei a ajudar pessoas a realizarem seus sonhos.

O JOGO – Quem mais o incentivou na carreira?

GUILHERME – Sem dúvida, os maiores incentivadores foram meus professores de educação física na escola, o Márcio (da Costa e Silva), que foi meu técnico na equipe de atletismo, e quando entrei na faculdade um tio de São Paulo, que já praticava corrida de rua,  me levou para esse mundo e me encantei. O esporte individual fascina, pois é um momento seu. Hoje os maiores incentivadores são os alunos, que trazem seus objetivos e juntos fazemos o planejamento para conquistar. E cada conquista, cada emoção, cada medalha no peito, tudo isso deixa a gente mais forte e motivado a seguir trabalhando.

O JOGO – Quantos alunos/atletas fazem parte da equipe?

GUILHERME – Há vários segmentos, tais como, assessoria em corrida, em triathlon, grupo de corrida kids e também o centro de treinamento. Contemplando todas essas vertentes, temos em torno de 250 atletas e alunos.

O JOGO – Qual perfil desse pessoal?

GUILHERME – Não temos atletas profissionais. Temos atletas amadores que se destacam muito na região. E temos aqueles que buscam saúde e qualidade de vida, que formam a grande maioria da Grae. Porém, conforme o aluno vai desenvolvendo e conquistando seus objetivos, ele vai pensando em vôos mais altos, mais longos.

O JOGO – Quantos professores integram o quadro da equipe?

GUILHERME – Hoje somos em cinco professores. Eu sou o responsável e diretor técnico. Temos o Renan, responsável pelo grupo de Nova Odessa, a Adia, responsável por grupo corporativo, a Deuziane, que auxilia no centro de treinamento e na equipe kids, e a Carolini, que atua no grupo de corrida de Americana e na parte administrativa.

O JOGO – Qual estrutura oferecida aos alunos?

GUILHERME – Posso dizer que hoje somos uma das equipes mais estruturadas de Americana, com um centro de treinamento personalizado para fazer todo trabalho complementar em nossos alunos. Temos estrutura móvel, com tendas, trocadores, guarda volumes, tudo para que o aluno tenha conforto e segurança no dia da corrida, do evento. Somos os únicos da cidade a usar o sistema de gestão de treinamento chamado “trainning pix”, que é o maior do mundo. Nosso diferencial é a personalização do trabalho. Todos nossos atletas e alunos têm trabalho de planejamento e acompanhamento.

O JOG0 – Com a pandemia, o que vocês têm feito para manter os alunos em atividade?

GUILHERME – Desde o início (da pandemia), no dia 18 de março, todas as aulas coletivas, tanto externas, ao ar livre, como as no centro de treinamento, foram momentaneamente canceladas, suspensas. Com as equipes externas de corrida e triathlon estamos trabalhando, como já era feito, mantendo as planilhas de treinos. Os alunos recebem as planilhas através de nosso aplicativo e executam de forma individual, seja outdoor ou indoor. Os alunos do centro de treinamento, onde acontecem as aulas presenciais de fortalecimento, estão sendo trabalhados com vídeos-aulas. Temos encontros marcados por vídeo-conferência e as aulas são aplicadas de forma online, com cada um em sua casa.

O JOGO – A Grae também aderiu às lives?

GUILHERME – Sim. Estamos fazendo uma sequência de lives semanais, sempre às quartas-feiras, com convidados do esporte, como técnicos e atletas. O legal desses bate-papos com referências esportivas é que podemos aumentar a possibilidade de conhecimento e vivência dos nossos alunos.

O JOGO – Vocês também estão com ações sociais, né?

GUILHERME – É verdade. Com a pandemia, estamos desenvolvendo várias ações com a participação dos nossos alunos. A primeira foi uma corrida indoor no nosso centro de treinamento e arrecadamos cestas básicas para famílias vulneráveis de Americana. Também estamos trabalhando com corridas virtuais, nas quais os alunos se inscrevem, executam a prova de forma individual, seja na rua ou em esteira, e nos enviam o resultado para validação. Na mais recente, semana passada, conseguimos mais de 1 mil litros de leite para entidades de Americana e Santa Bárbara d´Oeste.

Zaramelo Jr. | O Jogo

Instgagram: @zaramelojr