Givago vence etapa do PD´Chumbo em Interlagos

Givago, à frente do pelotão: conhecimento da pista foi fundamental

Givago Nunes foi o nome da terceira etapa da Copa Posto Palmas de Ouro de Kart Pé de Chumbo, na noite de sexta-feira (12), no Kartódromo Ayrton Senna, no complexo de Interlagos, na zona sul de São Paulo. Ele confirmou o favoritismo que tinha e detonou geral cravando a pole position e vencendo as duas corridas. Foi a primeira vez na história de 19 anos que o campeonato alinhou grid no traçado da capital.

Acostumado à pista, Givago foi o mais rápido no classificatório e garantiu a pole, com Ederson Rodrigues a seu lado na primeira fila. O piloto #82 manteve a dianteira na largada e mesmo ameaçado em alguns momentos, ora por Rogério Pompermayer, ora por Ederson, segurou a posição até o final.

Givago fechou as 21 voltas da bateria em 18m33s327 (média de 78,11 km/h), vantagem de 0s846 para Ederson, que cruzou em segundo, de 1s947 para Rafael Contatto (Rafa), que foi o terceiro, e de 1s999 para Pompermayer, o quarto.

O quarteto abriu significativa vantagem para os demais pilotos, tanto que o mais próximo deles foi Rodolfo Alvarenga, que chegou na quinta colocação, distante 10s568 do vencedor. A volta mais rápida da bateria, que valeu ponto de bonificação, foi de Ederson Rodrigues, que registrou 48s152 na nona passagem.

A segunda corrida, em razão da inversão de grid entre os oito melhores da primeira, teve Marcelo Marusso na pole e Willian Saura em segundo. Marusso fez boa largada e conseguiu manter a liderança até a metade da segunda volta, quando foi superado por Givago, que saiu de oitavo, na quarta fila, e fez rápida sequência de ultrapassagens.

À frente do pelotão, Givago foi se distanciando a ponto de ficar com vantagem de quase toda reta dos boxes para os demais. Ele precisou de 17m50s602 (média de 77,38 km/h) para completar as 20 voltas, espaço de 4s360 para Rafa Contatto, que chegou em segundo lugar.

O ritmo de Givago foi tão intenso que a distância para Ederson, que terminou em terceiro, ficou na casa de 9s630 – na primeira prova esteve abaixo de 1 segundo. Com 48s358 na última passagem, Pompermayer fez a volta mais rápida e ficou com o ponto de bonificação.

PONTUAÇÃO

Na somatória das duas corrias em Interlagos, Givago Nunes foi o vencedor da rodada noturna do Pé de Chumbo com 58 pontos. Na segunda posição ficou Ederson Rodrigues, com 55 pontos. Rafael Contatto, em terceiro com 54; Marcelo Marusso, em quarto com 47; e Rodolfo Alvarenga, em quinto com 46, completaram o pódio.

PRÓXIMA

A quarta etapa da Copa Posto Palmas de Ouro, penúltima do calendário do primeiro semestre, será realizado no Kartódromo Beto Carrero, que fica na cidade de Penha, no litoral de Santa Catarina. A rodada está agendada para 17 de maio.