Gioria lança livro sobre clássico espanhol

Perto de completar 120 anos de história, o clássico que mais reuniu estrelas ao longo da história virou um livro como nunca antes visto. Lançado pela Editora Corner, no final de janeiro, o livro “Almanaque El Clásico” detalha, em mais de 400 páginas, a história de cada um dos 278 jogos entre Real Madrid e Barcelona, até o término da temporada 2020/2021 do futebol europeu.

Real Madrid e Barcelona enfrentaram-se pela primeira vez em 13 de maio de 1902, em meio aos festejos em Madrid pela coroação de Alfonso XIII. Começava ali uma história de rivalidade que foi, ao longo dos tempos, muito além das quatro linhas e que, agora, é contada pela primeira vez em detalhes, jogo a jogo.

“Não há clássico no mundo que tenha reunido tamanha quantidade de estrelas ao longo da história. Messi, Cristiano Ronaldo, Zidane, Ronaldo, Ronaldinho, Rivaldo, Di Stéfano, Puskas, Maradona, Cruyff, Romário… Daria para ficar listando até amanhã… Iniesta, Kubala, Figo, Roberto Carlos, Soitchkov, Kaká, Beckham, Laudrup, Xavi…”, ressaltou o autor do livro, o jornalista americanense Claudio Gioria, que não entendia como essa história ainda não havia sido esmiuçada.

DETALHES

Há cerca de seis anos, Gioria, pesquisador de futebol e colecionar de livros sobre o assunto, começou a procurar em editoras espanholas um livro que detalhasse a história do clássico. Encontrou alguns, mas não do jeito que gostaria. “Uma rivalidade deste tamanho é construída exatamente a partir de cada enfrentamento e eventuais consequências do que acontece em campo, que é o que mais interessa ao torcedor. Era isso que eu buscava. Não consegui encontrar, então resolvi fazer”, contou o jornalista.

Após levantar a lista completa de clássicos, Gioria pesquisou nos principais jornais esportivos espanhóis e em livros o contexto que envolvia cada partida. “O livro conta, logicamente, o que aconteceu durante o jogo, mas não fica restrito a uma descrição de lances, mostrando o contexto antes, durante e depois de cada partida, inclusive reproduzindo declarações dos personagens envolvidos”, explicou Gioria. “Tudo o que cerca uma partida deste tamanho gera grandes histórias. E isso está no livro”, completou.

Além do contexto de cada uma das partidas, o livro tem uma seção que reúne todas as fichas técnicas dos jogos e de todos os jogadores e técnicos no clássico, além de uma série de estatísticas do duelo. O objetivo agora é a tradução do livro para o espanhol e lançamento no mercado europeu.

AUTOR

Claudio Gioria é jornalista, formado pela PUC-Campinas, com MBA em Marketing Digital pela FGV. É autor do “Almanaque do Rio Branco – O Embaixador de Americana”, lançado em 2021. Atuou como repórter, editor de esportes, editor-executivo e editor chefe no jornal TodoDia e como chefe de reportagem no jornal O Liberal.

O livro tem formato 28 cm x 21 cm e pode ser comprado na loja da Editora Corner (https://clubecorner.com.br/produto/almanaque-el-clasico/) por R$ 99,90, mais as despesas postais. Os contatos com o autor podem ser feitos pelo celular/whats (19) 98428-1941