Gimena Stocco traz ouro e prata do Rio

Gimena Stoco e Bianca Canovas no pódio do Brasileiro

A americanense Gimena Cometi Stocco conquistou duas medalhas no Campeonato Brasileiro de Paraciclismo de Pista, realizado entre os dias 18 e 22 de maio, no Velódromo Olímpico do Rio de Janeiro, na Barra da Tijuca. Ela competiu como piloto-guia de Bianca Canovas, que é deficiente visual. “Foi uma experiência incrível. Eu e a Bianca estamos com projeto de treinarmos e competirmos juntas”, disse.

Gimena e Bianca ganharam a medalha de ouro nos 200 metros e a de prata na perseguição, em provas da classe Tandem.  “Nos 200 metros, conseguimos impor ritmo forte e constante. Colocamos mais de seis segundos de vantagem. E na perseguição, a diferença para as vencedoras foi de 132 milésimos de segundo. Como nunca havíamos sequer treinado juntas, estamos bem confiantes em melhor muito esse tempo”, comentou a ciclista e coach, que tem patrocínio da American Bike Shop, Startuta Seguros e Conecta Pulse.

A dupla disputou o Brasileiro no Rio pela equipe Abec (Associação Beneficente de Esportes e Cultura) de Rio Claro. Elas devem voltar a competir na Copa Brasil, marcada para os dias 6 e 7 de agosto, em Leme. Bianca é a número 7 no Ranking da UCI (União Ciclística Internacional).

TRANSPLANTE

Gimena Stocco lembrou que agora em 2022 está fazendo nove anos que submeteu-se a transplante de córnea no olho direito. E revelou que no olho esquerdo tem um Anel de Ferrara. “Minha oftalmo falou que também teremos que transplantá-lo”, contou.

“Para mim, o paraciclismo é muito significativo, pois não tenho visão perfeita e, em algumas situações, fui classificada como baixa visão. Sempre foi uma luta para mim enxergar, então esse trabalho é muito expressivo”, finalizou Gimena.

Foto: Luís Cláudio | Bike76 | Divulgação