Futsal deve voltar ao calendário de Americana

Márcio Leal fala em novidades no esporte para temporada 2023

O secretário de Esportes de Americana, Márcio Leal, em entrevista ao O JOGO, esta semana, disse que os campeonatos de futsal (futebol de salão) devem voltar ao calendário a partir deste ano. A cidade foi referência na modalidade e o prefeito Chico Sardelli fundou a Lafs (Liga Americanense de Futebol de Salão) nos anos 1980, antes de ser eleito presidente do Rio Branco e, posteriormente, seguir trajetória na política.

Com a extinção da Lafs, quem passou a cuidar do futsal foi a Lidra (Liga Desportiva Regional de Americana), que promoveu, durante anos, campeonatos adultos e de categorias de base. Porém, de uns tempos para cá, principalmente com o fim da Lei de Incentivo, as competições ficaram raras.

Sobre a Lei de Incentivo, Márcio disse que a Secretaria de Negócios Jurídicos está avaliando o assunto e descartou a possibilidade de bancar 100% a participação de equipes em campeonatos federados.

O comandante do Esporte de Americana falou também sobre as prioridades da pasta, a retomada de competições, a manutenção dos campeonatos de futebol e a formação da equipe de frente da secretaria.

Confira!

O JOGO – Para 2023, a Secretaria de Esportes vai priorizar escolinhas de iniciação, categorias de base ou equipes de competição?

MÁRCIO LEAL – Teremos um foco especial para as equipes de competição, sem deixar de lado as escolinhas e categorias de base, que também terão nossa total atenção.

O JOGO – Existe a possibilidade da Secretaria viabilizar financeiramente a participação de alguma modalidade coletiva, como, por exemplo, basquete, vôlei, handebol, em campeonatos federados?

MÁRCIO – Infelizmente, a Secretaria de Esportes não tem aporte financeiro suficiente para viabilizar de maneira completa essas participações, mas já estamos em contato com a iniciativa privada tentando buscar o apoio necessário para isso.

O JOGO – Qual sua opinião sobre a lei de incentivo ao esporte, que, durante muitos e muitos anos, foi responsável por colocar Americana entre as principais potências esportivas do Estado?

MÁRCIO – Esse é um dos itens do plano de governo do prefeito Chico Sardelli. Sabemos da importância desta lei e o assunto está sendo tratado com toda atenção pela Secretaria de Negócios Jurídicos.

O JOGO – Já há algum tempo, fala-se bastante de obras na estrutura do esporte, o que, sem dúvida, é importante, mas pouco sobre a organização de competições. Você pretende mudar esse cenário? Se sim, de qual maneira?

MÁRCIO – A organização de competições está atrelada diretamente às melhorias que estamos realizando na estrutura esportiva de Americana. Em breve, teremos novidades sobre competições por aqui.

O JOGO – A Secretaria de Esportes retomou a disputa do futebol amador e das categorias de base de 2022. Vai manter os campeonatos em 2023?

MÁRCIO – Com toda certeza, já está no cronograma deste ano.

O JOGO – E sobre o futebol de salão, que sempre foi tradicional em Americana, inclusive com a liga da modalidade fundada pelo prefeito Chico Sardelli, haverá retomada?

MÁRCIO – Assim como retomamos o futebol amador, o prefeito Chico quer o mesmo para o futebol de salão e já estamos trabalhando nesse sentido.

O JOGO – Você pretende fazer alguma mudança na estrutura de direção da Secretaria de Esportes ou vai manter o pessoal que já vem nos cargos desde a época de sua antecessora?

MÁRCIO – A avaliação que faço nesses dois meses à frente da Secretaria de Esportes é que temos uma equipe dedicada e bastante competente, mas, como em qualquer secretaria, mudanças que forem necessárias serão conversadas com o prefeito Chico e poderão ser feitas.