Fiorotto implanta programa da NBA

José Renato, Babi Honório e Bruno Fiorotto: projeto no Ilimit

Jogador profissional de basquete durante duas décadas – foi pivô da seleção brasileira e de diversos times importantes do País -, Bruno Fiorotto, hoje aos 37 anos, implantou em Americana o NBA Basketball School, projeto da maior liga da modalidade no mundo. As atividades acontecem desde outubro de 2019 na quadra coberta do Colégio Ilimit, região central da cidade.

“O NBA School é um programa global que foi desenvolvido nos Estados Unidos por técnicos e jogadores, e que tem como propósito estar em colégio e clubes desenvolvendo crianças e adolescentes. A metodologia engloba todos os aspectos através do basquete”, explicou Fiorotto.

De acordo com o ex-pivô de 2m08, a unidade de Americana é uma das mais de 150 licenciadas que estão espalhadas pelo Brasil. Aqui, ele tem sociedade com Dedé Stefanelli, que também foi jogador profissional.

Fiorotto explicou que o projeto é voltado para atletas na faixa etária de 6 a 18 anos, tanto no masculino como no feminino, e há cobrança de uma taxa de mensalidade. Ele fez questão de ressaltar que as atividades não são exclusivas para estudantes do Ilimit.

“O programa é aberto a todos que tiverem interesse, independentemente da escola em que estuda. Aliás, nos colocamos à disposição de atletas e pais que queiram conhecer o projeto e realizar uma aula experimental. Basta nos procurar”, afirmou Fiorotto.

AULAS

As aulas são ministradas por três professores: Babi Honório, que foi jogadora profissional e conquistou inúmeros títulos por Americana e Campinas; Grasiele Rezende, atual secretária de Esportes de Americana e que trabalhou durante muitos anos no projeto da ADCF Unimed; e José Renato, também ex-jogador. Os três têm capacitação pela NBA, com reciclagem anual.

Bruno Fiorotto, por sua vez, atua na gestão do programa e, quando possível, participa das aulas e eventos. Segundo ele, hoje o projeto no Colégio Ilimit está com 60 atletas e ainda há vagas disponíveis para novos alunos.

“A gente forma turmas com número entre 20 a 25 atletas, no máximo. Não adianta colocar mais gente, pois perde-se a qualidade do trabalho”, explicou. As aulas são realizadas às segundas e quartas, das 17 às 20 horas, e às terças e quintas, das 17 às 18 horas.

Fiorotto disse que, nas próximas semanas, as equipes locais começarão a realizar amistosos visando os torneios previstos para o segundo semestre.