A FAM (Faculdade de Americana) promoveu a 21ª edição do “Encontro com Educadores”, que teve palestra do educador Idelfranio Moreira. O evento no Teatro Paulo Autran, na manhã de sábado (28), reuniu 200 participantes interessados em aprofundar conhecimento sobre relacionamento entre alunos e professores, e as transformações pedagógicas e tecnológicas que estão moldando o ambiente escolar, tanto dentro quanto fora da sala de aula.
O desafio de compreender o mundo em que vivemos, especialmente após a virada do século 21, afeta tanto a educação quanto a vida cotidiana. Para pais e educadores, esse cenário impõe novas responsabilidades na formação de crianças e jovens. Idelfranio destacou o papel fundamental dos adultos em compreender as necessidades das novas gerações para melhor enfrentar seus desafios.
“Quem hoje, sendo pai, mãe ou responsável, não sente dificuldade em lidar com essa geração? Mas é importante lembrar que todas as gerações são diferentes das anteriores. O que precisamos entender é o mundo no qual passamos a viver com a chegada do século 21. Fomos criados em um mundo linear e agora enfrentamos uma realidade exponencial. Como comunicar-se com esses jovens nesse novo contexto?”, questionou Idelfranio.
O palestrante também abordou a complexa relação das novas tecnologias, como o smartphone, com a vida das pessoas, alertando que o problema não está nos dispositivos em si, mas no uso que se faz deles, especialmente em relação às redes sociais.
“O celular não é o problema, a internet não é problema, e o tempo de tela não é problema. A raiz de muitos dos desafios que enfrentamos na criação de crianças e jovens está nas redes sociais, que não são uma tecnologia, mas um modelo econômico. Precisamos entender os prejuízos que elas podem causar. Como dizemos no Ceará, é preciso dar um ‘freio de arrumação’ para que possamos absorver os benefícios que a tecnologia pode trazer, especialmente no campo da educação”, acrescentou Idelfranio.
Gustavo Azzolini, diretor-geral da FAM, reforçou a importância do “Encontro” para Americana e região. “Sabemos o quanto esse evento é valioso para a nossa cidade e para toda a região. Idelfranio trouxe um conteúdo exclusivo e de alta qualidade para os participantes. Nosso objetivo é sempre estar próximo daqueles que buscam uma educação melhor em todas as fases do ensino”, comentou.
Texto: Alex Ferreira
Foto: FAM | Divulgação