A FAM (Faculdade de Americana) e a Delegacia da Defesa da Mulher de Americana inauguraram nesta terça-feira (28 nova estrutura para atendimento das vítimas de violência. Ambientes de recepção e uma sala de espera, que antes não proporcionavam acolhimento humanizado, agora foram transformados pelos alunos dos cursos de Design Gráfico, e Publicidade e Propaganda da instituição em ambientes totalmente reformulados para o atendimento da psicologia de acolhimento e uma escuta qualificada das mulheres.
Neste espaço, a parceria entre FAM e DDM Americana dá a oportunidade aos alunos do curso de Psicologia FAM de fortalecerem o vínculo e a confiança entre as mulheres e os estagiários durante o atendimento. A proposta apresenta lugar mais leve para que as mulheres se sintam mais à vontade em um momento em que elas precisam de local e atendimento totalmente voltados às suas necessidades após situação de violência.
O atendimento será realizado pela Psicologia da FAM às segundas, quartas e sextas-feiras, das 12 às 18 horas. “As mulheres que chegarem à DDM para registro de boletim de ocorrência, seja em qual condição estiverem, serão atendidas primeiro pelas estagiárias de psicologia. No total, serão três duplas, que realizarão uma escuta mais qualificada das vítimas de violência”, disse a coordenadora do curso, Cristiane Correia.
Para José Donizeti de Melo, delegado titular da Delegacia da Defesa da Mulher de Americana, esta ação era uma das prioridades após assumir o cargo. Ele lembra também que, caso necessário, as mulheres terão acompanhamento com maior número de consultas.
“Uma das prioridades que defini quando assumi a titularidade da DDM foi reativar o serviço multidisciplinar com profissionais da psicologia e consegui com a parceria que formalizamos com a FAM, que hoje, além de ceder os profissionais para este serviço, nos ajudou a restaurar o ambiente para tornar esse ambiente propício e adequado”, comentou Donizeti.
NOVO AMBIENTE
A proposta foi criar um ambiente acolhedor e seguro para as mulheres. Os alunos do curso de Design FAM escolheram criar a sensação através das cores, como lilás, verde e tons terrosos, além de ilustrações de mulheres, pelas quais elas possam se identificar. Também foram aplicadas frases na parede para que, no momento de espera, também se sintam amparadas e fortalecidas.
“O desempenho dos alunos de design foi essencial para que esse projeto acontecesse. Eles mergulharam na temática, pesquisaram a fundo os dados sobre a violência contra a mulher e se envolveram completamente com o projeto. Foi incrível ver que eles perceberam verdadeiramente o poder que o design tem. Eles encararam não apenas como um projeto, mas a possibilidade de impactar positivamente a vida de cada uma dessas mulheres”, disse a professora dos cursos de Publicidade e Propaganda e Design Gráfico FAM, Laísa Lemes.
Os atendimentos na DDM de Americana já estão sendo realizados. A Delegacia de Defesa da Mulher está à Rua São Vito, 1675, Jardim Helena.
Texto e fotos: Alex Ferreira