Fabio Casagrande é bicampeão do TCR South

Casagrande é celebrado pela equipe da Squadra Martino

Fabio Casagrande, americanense de 47 anos, sagrou-se bicampeão da Copa Trophy do TCR South America, que teve a etapa de encerramento da temporada 2023 disputada no Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel, no oeste do Paraná, nos dias 2 e 3 deste mês. Ele repetiu a performance vitoriosa do ano passado e garantiu o topo do pódio da classe destinada a pilotos que não vivem profissionalmente do automobilismo.

Casagrande foi à pista paranaense 10 pontos atrás de Adalberto Baptista – os dois eram os únicos na briga pelo título. E fechou como campeão com vantagem de 22 pontos para o vice.

Na corrida que abriu a programação em Cascavel, a bordo do Honda da Squadra Martino, da Argentina, Casagrande foi o oitavo no geral – a competição tem grid único – e o melhor da Trophy. Na segunda, largou na pole e terminou em 12º no geral e em terceiro na categoria. Já Baptista foi 13º na primeira e 15º na segunda.

 

“Estou bem cansado. O carro teve problema com balanço e tive que ´brigar´com ele”, comentou o piloto de Americana ao final da rodada no Paraná. Ele fechou a temporada do TCR South com 594 pontos, contra 572 de Adalberto Baptista e 421 do uruguaio Enrique Maglione.

AGRADECIMENTOS

“Foi um título muito suado e agradeço várias pessoas por ele. Primeiro minha família, minha esposa, minha filha e meus pais, por todo o suporte dado durante o ano. Amo muito vocês!”, escreveu Casagrande em seus perfis nas redes sociais.

“Para ser campeão, você tem que ter um carro sempre em alto nível. Agradeço a toda Squadra Martino – também a JAS Motorsport – por me proporcionar um carro tão competitivo. Agradecer a amizade de todos, que são minha família argentina”, acrescentou o piloto de Americana.

“Também agradeço ao meu fiel escudeiro e amigo Jura Moreira, que faz parte desta história desde 1989, quando estava no kart, aos patrocinadores, a organização da categoria e a todos pilotos da equipe”, finalizou o bicampeão

GERAL

Na classificação geral, o campeão foi o argentino Ignácio Montenegro, também da Squadra Martino, com 468 pontos. Em segundo lugar ficou Bernardo Llaver, outro piloto da Argentina, com 452 pontos, enquanto o terceiro colocado foi o brasileiro Raphael Reis, com 392.

A Squadra Martino levou o título por equipe com total de 824 pontos.

Texto: Zaramelo Jr. @zaramelojr