Ex-Rio Branco, Fabiano será premiado no Chipre

Fabiano está no Omonia desde outubro de 2019 (F: Divulgação)

O goleiro Fabiano Freitas, que jogou nas categorias de base do Rio Branco na década de 2000, será premiado como um dos destaques da temporada 2020 do futebol da República de Chipre, na Europa, em solenidade programada para abril. Ele está no AC Omonia desde outubro de 2019 e no ano passado foi considerado um dos principais jogadores do Campeonato Cipriota.

Hoje aos 33 anos, Fabiano, baiano de Mundo Novo, chegou ao Rio Branco em 2004 e ficou no clube até o início de 2007. Jogou no sub-17 e no sub-20, trabalhando com o preparador de goleiros Marcelo Ferro nas duas categorias.

“Quando começou a treinar comigo, o Fabiano não tinha muita técnica, mas sua estatura (1m97) e sua personalidade me chamaram a atenção. Com o tempo, foi evoluindo e se tornou um goleiro de muita qualidade”, comentou Marcelo.

Do Rio Branco, Fabiano foi para o São Paulo, onde ficou de 2007 a 2011, conquistando duas vezes (07 e 08) o título do Campeonato Brasileiro como reserva de Rogério Ceni. Neste período, foi emprestado para Toledo, Santo André e América de Natal.

Fabiano e Marcelo, em Americana (F: Divulgação)

Em 2011, Fabiano iniciou o ciclo europeu no Olhanense, de Portugal – ficou no clube até 12. O goleiro, então, foi para Porto, sendo campeão português nas temporadas 12/13, 17/18 e da Supertaça Cândido de Oliveira (11/12). Entre 2015 e 2017, jogou por empréstimo no Fenerbahçe da Turquia. Quando retornou ao Porto, perdeu espaço em razão de duas contusões – uma no joelho e outra no ombro -, sendo negociado com o Omonia.

“A gente tem uma relação muito próxima. Já fui visitá-lo em Portugal, ele já veio na minha casa aqui em Americana e me presenteou com uma camisa do Porto. Quando a pandemia passar, vou até o Chipre. O Fabiano é uma pessoa diferenciada que conheci no futebol. Tenho muito orgulho por ter trabalhado e colaborado na sua formação e também por ser seu amigo até hoje”, disse Marcelo Ferro.