Esportistas recebem medalha de mérito na Câmara

José Henrique, Leonardo, José Valter e Izabele foram homenageados

A Câmara de Americana realizou sessão solene, segunda-feira (27), para entrega da Medalha de Mérito Ayrton Senna a árbitra-assistente de futebol Izabele de Oliveira, ao ex-árbitro de futebol José Henrique de Carvalho, ao técnico de futebol e futsal José Valter Felizardo e ao professor e atleta de judô Leonardo José da Silva.

A honraria é entregue a pessoas, equipes, clubes e empresas que tenham se destacado no desenvolvimento do esporte local. A concessão das homenagens atendeu a decretos legislativos dos vereadores Juninho Dias (Izabele), Léo da Padaria (José Henrique), Thiago Brochi (Leonardo) e Thiago Martins (José Valter).

Participaram da solenidade os vereadores autores das homenagens, o comandante do 19º Batalhão de Polícia Militar do Interior, Tenente-coronel Adriano Daniel, e o presidente da Comissão de Esportes da OAB Americana (Ordem dos Advogados do Brasil), Vitor de Lião, além de convidados, amigos e familiares dos homenageados.

Os vereadores enalteceram a trajetória no esporte desenvolvida pelos homenageados. “O Leonardo é da Associação Moura de Judô e destaco seu profissionalismo e sua paixão, pois não é fácil comandar um projeto social com mais de 130 crianças. Um trabalho pedagógico que faz a diferença na vida das crianças e dos adolescentes, com certeza ele é merecedor”, disse o presidente da Câmara Thiago Brochi.

“Valorizo a coragem da Izabele de ser mulher e estar no futebol, porque o preconceito e o desgaste acabam sendo mais intensos para mulheres. Justamente por isso tomei a decisão de conceder essa homenagem para que ela tenha esse incentivo”, falou Juninho Dias. “O José Henrique se destacou no futebol, apitou grandes partidas e hoje atua fora dos gramados. Sempre destaco que o esporte ajuda a tirar as crianças e os adolescentes das ruas, por isso é fundamental promovermos essa valorização”, discursou Léo da Padaria.

“O José Valter faz parte da história do esporte de Americana. Sou testemunha da sua dedicação e do seu carinho. Ele acaba sendo mais que professor para essas crianças. Ele tem papel de orientação, e os relatos é de que os alunos melhoram o desempenho escolar através do seu projeto”, afirmou Thiago Martins.

Os homenageados utilizaram a palavra para agradecer pela concessão da medalha. “Agradeço muito ao Juninho, que faz um trabalho muito importante com as crianças da cidade. Fico muito feliz com as homenagens, nada disso vale a pena se não tiver a minha família. O esporte precisa ser valorizado, sempre”, comentou Izabele.

“Quando você escolhe o futebol, sempre houve alguém da sua família que fez despertar essa paixão. Meu pai que me fez gostar de esporte. Agradeço aos vereadores presentes e parabenizo a Câmara por oferecer essa homenagem, que é muito significativa na vida das pessoas”, disse José Henrique.

“Essa homenagem nos traz felicidade. A gente não prega apenas a atuação do atleta, a gente prega a formação do futuro cidadão, de caráter. A gente faz por amor à profissão. Sempre batalhamos pela vida das crianças”, observou José Valter. “Seja qual for a posição social que você tenha, sempre faça tudo com muito amor e fé. O judô é transformador, quanto mais você pratica mais você aprende sobre o princípio de respeito. Sou grato aos amigos que fiz através do esporte e pelas histórias vividas”, concluiu Leonardo.

Texto: Maurício Vargas