Ensaio fotográfico reúne jogadoras de basquete

Débora participou do ensaio

Em tempos de isolamento social por conta da pandemia de Covid-19, nada como uma sessão de fotos para levantar a autoestima. A convite do fotógrafo Marcelo Auge, as atletas da Liga de Basquete Feminino, participaram do projeto “EM CASA”, que retrata pessoas nesse período de isolamento. Ao todo, participaram 21 atletas das oito equipes que disputam atualmente a LBF CAIXA.

Entre as modelos, nomes como Érika de Souza (seleção brasileira) , Melisa Gretter (Sampaio Basquete), a americanense Débora Costa (Sesi Araraquara e seleção brasileira), Patty (Vera Cruz Campinas e seleção brasileira), Palmira (Ituano Basquete) e Karla Costa (Vera Cruz Campinas). Todas foram fotografadas à distância, em suas casas, em poses intimistas e descontraídas.

Patty, Aruzha (Pró-Esporte/Sorocaba), Tainá Paixão (Sampaio Basquete) e Palmira posaram com seus pets de estimação. Vitória Marcelino, do Blumenau, saiu ao lado da mãe, Rose Mary, enquanto Thayná, da Sodiê Doces/LSB RJ, posou ao lado da filha Aylla. Já as veteranas Érika e Karla saíram bem na foto com algumas de suas conquistas em quadra: enquanto a pivô exibe seu anel de campeã da WNBA, a ala recordista de títulos da LBF CAIXA segura as cinco medalhas conquistadas de campeã. Gil, do Sampaio Basquete, e Rayane, da Sodiê Doces/LSB RJ, exibem suas leituras durante a pandemia.

 

O projeto, realizado em duas sessões, é a forma que Auge idealizou para seguir fotografando durante o período de isolamento. As imagens são captadas através de videochamada com as atletas. O profissional posiciona seu aparelho celular em um tripé e, com sua câmera, fotografa a pessoa que está do outro lado da telinha. O procedimento, aparentemente simples, demanda o olho clínico e atento do especialista para um bom resultado.

“Eu já estava fazendo o projeto com outras pessoas, de diversas áreas, que tiveram que se adaptar nessa pandemia, e surgiu a ideia de fazer com as atletas da LBF”, disse Auge, que pensou que as jogadoras seriam mais tímidas, mas se surpreendeu com a empolgação delas nas sessões.

“O fato de elas poderem se ver na videochamada ajuda a ficarem do jeito que prefiram para a foto. Percebi que elas se divertiram, e logo eu também me diverti. E nesse momento em que estamos enclausurados, é algo diferente. Senti que elas estavam felizes de participarem do projeto. Convidei todas elas a participarem de um ensaio ao vivo quando isso tudo passar”, complementou. “A experiência foi sensacional. Sempre existiu a minha admiração, pois gosto e acompanho o basquete, e ter contato com elas foi uma grande honra”, finalizou Marcelo Auge.

A 10ª edição da LBF CAIXA, iniciada em 8 de março, Dia Internacional da Mulher, foi paralisada uma semana depois após a realização de apenas três partidas, como medida de prevenção. Dirigentes da LBF e representantes das equipes seguem reunindo-se semanalmente para avaliar as condições de saúde pública no cenário nacional e o possível retorno da competição com segurança, que segue sem data definida.

Texto: Assessoria de Imprensa da LBF

Siga no Instagram: @zaramelojr