Empresários superam desafio de 17 horas de bike

Artur, Maxwell e Giovanni durante percurso na montanha

Foram exatamente 17 horas, 30 minutos e 40 segundos em cima da bike para percorrer 285,3 km por terra, com 6,3 mil metros de acumulado de subidas. Mas valeu a pena! Os empresários Giovanni Pamfílio e Artur Mendes, proprietários do Bar Beppo e da RKM Transportes, respectivamente, superaram o desafio entre Alfenas, no sul de Minas Gerais, e Aparecida do Norte, no Vale do Paraíba de São Paulo.

A aventura foi realizada no início de setembro, nos dias 5 e 6, e a dupla de amigos esteve acompanhada do técnico Maxwell da Rocha e dos apoios Juraci Fumaça e Daniel Otero (Fumaça).

No primeiro momento, Giovanni e Artur iniciaram a preparação, em julho, para a sexta edição do Desafio Caminho de Aparecida, que é considerada a maior prova de MTB (mountain bike) em um único dia – o tempo limite para conclusão do percurso de 282 km é de 24 horas ininterruptas. Em razão da pandemia, a prova foi cancelada, mas os empresários americanenses decidiram encarar o desafio por conta própria.

Sem o suporte da competição oficial, o grupo alterou a dinâmica, que passou a ter alguns quilômetros a mais. No dia 4, sábado, percorreram 200 km entre Alfenas e Itajubá, no pé da Serra da Mantiqueira. No dia 5, domingo, enfrentaram os mais difíceis e tensos 85 km até Aparecida do Norte.

“O sentimento é de superação, uma sensação incrível. Faria tudo de novo, sem dúvida”, afirmou Giovanni. “Foi muito bacana, valeu a pena ter feito. Quero voltar em 2021”, assegurou Artur.

CLIQUE AQUI e confira a edição #816 do O JOGO

A dupla não tem dúvidas que o momento mais complicado foi no domingo, num trecho de subida com valetas e crateras. “Ali é impedalável. Tivemos que descer e empurrar a bike. O terreno é muito acidentado, com muito buraco. Todo cuidado é pouco”, explicou o diretor-presidente da RKM Transportes.

Apesar da dificuldade, esse trecho foi marcante para Giovanni.  “Quando terminamos de empurrar, me deparei com uma imagem de Nossa Senhora e isso me emocionou muito. Esse momento ficou marcado”, contou o diretor e chef do Bar Beppo.

Desistir? Jamais! A dupla foi sempre em frente. “Confesso que em alguns momentos, as dores tiram um pouco o foco, mas essa é a parte que mais me fascina nos desafios. Superar isso é incrível”, citou Giovanni. “Treinamos muito forte e estávamos com muita determinação. Não havia razão para desistência”, acrescentou Artur.

“A primeira coisa que pensei quando concluímos foi em como transferir tudo aquilo que vivemos para as dificuldades que temos no dia-a-dia. É um aprendizado e tanto”, comentou Giovanni.

“Contemplar as paisagens por lugares diferentes, que nunca havia passado e que tive a oportunidade de conhecer. É uma história para guardar para toda a vida e que se tornou ainda mais agradável por ter ao lado um grande amigo como o Giovanni”, finalizou Artur.

MAX RASGA ELOGIOS A SEUS PUPILOS

Um dos principais ciclistas da época de ouro da modalidade em Americana e há 19 anos atuando como técnico, Maxwell da Rocha, o Max, preparou e acompanhou os empresários Giovanni Pamfílio e Artur Mendes no desafio entre Alfenas e Aparecida do Norte. E o coach rasgou elogios aos seus dois pupilos.

“O desempenho deles foi impressionante. A força de vontade, cada um dentro de suas limitações, o companheirismo, tudo isso é de tirar o chapéu. A todo instante um preocupado com o outro. Esse é o principal detalhe de um pedal de longa distância”, disse Max.

“A segurança do nosso amigo depende da gente, assim como a nossa depende dele e foi o que eu vi entre eles. Os conheci há pouco tempo e são pessoas do bem. Trabalhar com gente assim é motivante”, salientou.

“Fiquei muito satisfeito com os dois, com a força de vontade, com a garra. Aquela coisa de querer buscar e melhorar cada vez mais. Os dois têm características diferentes, mas sempre pensam em finalizar a prova”, explicou.

Assim como Giovanni e Artur tiveram seus momentos marcantes, Max não fugiu à regra. “Passamos por uma cidadezinha, que não recordo o nome, e havia pessoas na praça, adultos e crianças. Paramos para lanchar. O Artur teve a sensibilidade de perceber que uma criança não parava de nos olhar. Ele preparou e deu um lanche para a criança e ficamos conversando com ela. Coisas assim marcam”, revelou.

Max assegurou que a dupla de amigos estava bem preparada e que teria resultado surpreendente caso tivesse acontecido a prova oficial – Desafio Caminho de Aparecida. “A preparação foi bem feita e eles estavam muito bem, tanto física como emocionalmente. Se a cabeça não estiver preparada, certamente é difícil terminar um desafio”, frisou.

Por fim, Max da Rocha fez questão de citar Juraci Fumaça e Daniel Otero (Melado), que atuaram como apoio. “São dois alunos meus, eles foram sensacionais. O tempo todo cuidando de todos os detalhes”, terminou o técnico.