Documentário sobre Rio Branco terá live na 5ª feira

O jornalista e historiador Cláudio Gioria será entrevistado na live
(Foto: Juarez Godoy)

O documentário “Tigre de Americana – Uma Paixão Centenária”, selecionado em edital do Governo do Estado para exibições gratuitas em diversas plataformas digitais, terá live especial com o pesquisador e jornalista Claudio Gioria, autor do livro “Almanaque do Rio Branco – O embaixador de Americana” e responsável pela pesquisa de mais de 20 anos da história do clube americanense, que deu origem ao filme.

A live, gratuita e organizada pela 3marias Produtora Cultural e Audiovisual, com apresentação da produtora e jornalista Ana Paula Pontes, acontecerá quinta-feira (29), às 18h30. A transmissão ocorrerá pelo canal do YouTube da produtora (clique aqui, inscreva-se e receba a notificação).

A iniciativa faz parte do programa de fomento ProAC Expresso Editais 2021, do Governo do Estado de São Paulo, no qual a 3marias, produtora do documentário, foi selecionada para o licenciamento do filme, que em breve terá exibição on-line e gratuita em diversas plataformas digitais e canais de divulgação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e na plataforma #CulturaEmCasa.

“Ter o filme selecionado, entre tantas obras apresentadas, foi muito gratificante! E agora ainda temos a oportunidade, através do edital, de realizar uma conversa com o pesquisador Claudio Gioria, que tem tanta história pra contar, tanto sobre o filme quanto sobre a pesquisa pela qual ele é apaixonado”, disse a diretora do documentário, Luciana Teixeira.

“Precisamos manter vivas essas histórias, resgatar e registrar essas memórias, não só do futebol, mas de toda uma comunidade, tão representativa do interior do Estado de São Paulo. A gente vê como importante, necessário e sempre oportuno o esforço de preservar a história, que é a nossa identidade”, arcescentou Luciana.

HISTÓRIA

“Tigre De Americana – Uma Paixão Centenária” conta a história de mais de 100 anos do Rio Branco Esporte Clube de Americana, um dos mais tradicionais clubes do interior de São Paulo. O filme foi produzido em Americana entre 2013 e 2015, tem 90 minutos de duração (o tempo de uma partida de futebol) e teve como base a pesquisa minuciosa de mais de 20 anos do jornalista Claudio Gioria, que fez um levantamento detalhado em jornais da época, desde 1913, além de entrevistar personalidades do mundo esportivo e pessoas que ajudaram a construir a história do clube.

“Será muito bom compartilhar com as pessoas detalhes desse trabalho de pesquisa, contar dos bastidores do filme, das entrevistas realizadas com jogadores, jornalistas e pessoas que ajudaram a construir o clube, além de ressaltar a importância da gente cuidar e preservar a nossa história”, destacou Gioria.

O filme foi viabilizado por meio de um projeto cultural, que teve iniciativa da Fundação João Zanaga, com patrocínio oficial dos Supermercados São Vicente e apoio da Rede TodoDia de Comunicação (jornal TodoDia) e da agência Audaz. A produção do documentário foi da 3marias Produtora Cultural e Audiovisual, estúdios da Big Mídia Produções, com direção de Luciana Teixeira, consultoria do jornalista e historiador do Rio Branco Claudio Gioria e realização do Programa de Ação Cultural (ProAC-ICMS), Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Governo do Estado de São Paulo.

Clique aqui e veja teaser