Dínamo completa 25 anos de atividades no futsal

Zé Valter está à frente do projeto que envolve garotos de toda região

Liderado pelo coordenador e técnico José Valter Felizardo, o Dínamo Esporte Clube completou 25 anos de atividades no futsal agora em abril. O projeto começou em 1996 e tem como base a praça de esportes do Vila Bertine 2 – aulas e treinos também acontecem na Praça de Esportes Luiz Meneghel, no São Vito.

Aos 55 anos, o mineiro de Paraguaçu Zé Valter “desembarcou” em Americana há três décadas e meia e desde então tem envolvimento intenso com o esporte, principalmente o futsal. De acordo com ele, o projeto do Dínamo envolve em torno de 130 crianças e adolescentes com idades entre 6 e 15 anos.

“Não visamos o atleta profissional e sim o cidadão de caráter desde pequeno. Nosso lema sempre foi “bom de bola, melhor na escola”. Toda e qualquer criança que gosta de futsal é muito bem-vinda ao Dínamo”, afirmou Zé Valter.

Segundo o coordenador e técnico, o projeto envolve jogadores de vários pontos de Americana, principalmente de bairros da região onde está a sede, como Vila Bertine, Jaguari, São Vito, Nova Carioba, Antonio Zanaga, Jardim Boer, Jardim Mirandola, entre outros. “Também temos alguns atletas de Nova Odessa e Santa Bárbara d´Oeste”, frisou.

Por causa da pandemia, os campeonatos de futsal foram suspensos em Americana, mas a expectativa de Zé Valter e dos jogadores é que a disputa seja retomada na próxima temporada, inclusive para realização de amistosos de intercâmbio em outras cidades.

DEPOIMENTOS

“Meu sonho é ser jogador de futebol e o futsal me ajuda a ter mais condições físicas e mais agilidade. Por isso treino no Dínamo. O Zé Valter nos ajuda muito com suas técnicas.”

RAFAEL PORTO, 13 anos

“São seis anos treinando e jogando no Dínamo. Treino aqui porque estou fazendo o que gosto, jogando com meus amigos em um lugar tranquilo e que sempre fui bem recebido.”

THOMAS KUCK, 15 anos

“O Dínamo é minha outra família. Fiz muitas amizades no clube. Além de aprendermos tudo sobre futsal, o Zé Valter nos ensina a ser cidadãos de caráter. Aqui todos se respeitam.”

GUSTAVO RODRIGUES, 16 anos

“Estou no Dínamo há nove anos e acho legal o modo como todos treinam, as brincadeiras sadias e tudo mais. O jeito que o Zé Valter nos treina é especial. Ele brinca com a gente e ao mesmo tempo nos ensina muito bem.”

KAUAN ZAMPIROLLI, 15 anos