Os árbitros tomam centenas de decisões em cada partida de futebol, inclusive decidindo que não ocorreu qualquer infração. Seria impossível, sem alterar o futebol completamente, revisar cada decisão. Com base no trabalho inicial, algumas recomendações, estudos dos Painéis Consultivos da IFAB, foram aprovados três categorias principais de decisões que “mudam o jogo”, assim como uma decisão ‘administrativa’ como as únicas que serão incluídas nos experimentos VAR. Portanto, o experimento limita o uso dos VARs a essas quatro categorias de decisão/incidente e o que é checado em cada situação:
- GOLS
– É checado se ocorreu um impedimento.
– Se ocorreu infração da equipe atacante nas jogadas que levam ao gol.
– Caso a bola tenha saído para fora do campo, antes do gol.
- PÊNALTI
– É checado se o pênalti foi marcado incorretamente ou se um pênalti não foi assinalado.
– Também é observada infração concedida à equipe atacante e se há dúvida se ocorreu dentro ou fora da área penal.
– Se houve infração pela equipe atacante nas jogadas que levam ao gol.
– Se a bola saiu para fora de campo antes de ser marcado um pênalti.
- CARTÃO VERMELHO
As revisões se limitam à infração de expulsão “direta” e não de cartão amarelo, ainda que seja a segunda que provoca CV:
– O árbitro suspeita que uma infração punível com expulsão não foi vista ou não foi vista claramente pelos membros da arbitragem.
– O VAR observa uma infração punível com expulsão não-detectada.
– O árbitro julga que um jogador cometeu ofensa que poderia ser punível com expulsão por clara oportunidade de marcar gol (DOGSO). Todavia, se, ao fazer a revisão, o árbitro decidir que não se tratou de DOGSO, mas de ataque promissor, pode, incidentemente, aplicar cartão amarelo.
- IDENTIFICAÇÃO
– Se o árbitro advertir ou expulsar um jogador errado (inclusive da equipe errada), ou se não tiver certeza qual jogador deve ser punido, o VAR informará ao árbitro, para que o jogador correto receba a punição disciplinar correspondente.
*****
PERGUNTA
Um pênalti foi marcado de forma correta e na jogada um atleta recebeu cartão amarelo, pois o árbitro entendeu que era uma infração tática (ataque promissor). Caso o VAR tenha avisado o árbitro de campo que houve impedimento antes do pênalti, esse cartão pode ser retirado?
RESPOSTA
Por ser tratar de uma infração tática, SIM.
JOSÉ HENRIQUE DE CARVALHO
Ex-árbitro da CBF e da FPF