Decisões revisáveis do VAR

Os árbitros tomam centenas de decisões em cada partida de futebol, inclusive decidindo que não ocorreu qualquer infração. Seria impossível, sem alterar o futebol completamente, revisar cada decisão. Com base no trabalho inicial, algumas recomendações, estudos dos Painéis Consultivos da IFAB,  foram aprovados três categorias principais de decisões que “mudam o jogo”, assim como uma decisão ‘administrativa’ como as únicas que serão incluídas nos experimentos VAR. Portanto, o experimento limita o uso dos VARs a essas quatro categorias de decisão/incidente e o que é checado em cada situação:

  1. GOLS

– É checado se ocorreu um impedimento.

– Se ocorreu infração da equipe atacante nas jogadas que levam ao gol.

– Caso a bola tenha saído para fora do campo, antes do gol.

  1. PÊNALTI

– É checado se o pênalti foi marcado incorretamente ou se um pênalti não foi assinalado.

– Também é observada infração concedida à equipe atacante e se há dúvida se ocorreu dentro ou fora da área penal.

– Se houve infração pela equipe atacante nas jogadas que levam ao gol.

– Se a bola saiu para fora de campo antes de ser marcado um pênalti.

  1. CARTÃO VERMELHO

As revisões se limitam à infração de expulsão “direta” e não de cartão amarelo, ainda que seja a segunda que provoca CV:

– O árbitro suspeita que uma infração punível com expulsão não foi vista ou não foi vista claramente pelos membros da arbitragem.

– O VAR observa uma infração punível com expulsão não-detectada.

– O árbitro julga que um jogador cometeu ofensa que poderia ser punível com expulsão por clara oportunidade de marcar gol (DOGSO). Todavia, se, ao fazer a revisão, o árbitro decidir que não se tratou de DOGSO, mas de ataque promissor, pode, incidentemente, aplicar cartão amarelo.

  1. IDENTIFICAÇÃO

– Se o árbitro advertir ou expulsar um jogador errado (inclusive da equipe errada), ou se não tiver certeza qual jogador deve ser punido, o VAR informará ao árbitro, para que o jogador correto receba a punição disciplinar correspondente.

*****

PERGUNTA

Um pênalti foi marcado de forma correta e na jogada um atleta recebeu cartão amarelo, pois o árbitro entendeu que era uma infração tática (ataque promissor). Caso o VAR tenha avisado o árbitro de campo que houve impedimento antes do pênalti, esse cartão pode ser retirado?

RESPOSTA

Por ser tratar de uma infração tática, SIM.

 

JOSÉ HENRIQUE DE CARVALHO

Ex-árbitro da CBF e da FPF