De olho no apito… Impedimento (regra 11)

Antes de falarmos sobre a mudança da regra, vamos entender um pouco mais sobre o tema impedimento.

Quando um jogador estará em posição de impedimento? Quando qualquer parte da cabeça, corpo ou os pés estiverem mais próximo da linha de meta do adversário do que a bola e o penúltimo adversário.  Vale lembrar que as mãos e os braços de todos os jogadores não são considerados.

Não basta somente o atleta estar em posição de impedimento para ser considerada INFRAÇÃO DE IMPEDIMENTO. O jogador que está em posição de impedimento, após receber a bola do seu companheiro, deve tocar na bola ou interferir no adversário, seja atrapalhando o campo visual do goleiro, indo disputar a bola com seu adversário ou mesmo tendo alguma ação que venha impactar esse mesmo adversário.

Caso o jogador esteja em posição e não jogue a bola e não interfira no adversário, o árbitro não precisa assinalar a infração de impedimento.

Outra situação a ser comentada é quando o jogador está em posição de impedimento e a bola vem de uma defesa do goleiro, ou bate na trave/travessão ou vem de um adversário através de um desvio ou rebote. Falamos que o atacante ganha vantagem por estar em posição de impedimento. Se o mesmo tocar na bola ou interferir no adversário, deve-se considerar impedimento.

É nesse ponto que a regra sofreu uma alteração. Vamos imaginar que um jogador esteja em posição de impedimento. Seu companheiro lança a bola e, no meio do caminho, um adversário toca a mão na bola, de forma INTENCIONAL. Se o atacante receber essa bola, o mesmo não estará mais impedido, pois essa mão deliberada, proposital, realizada pelo seu adversário, habilitará esse atacante, que poderá fazer um gol ou mesmo continuar jogando.

Vale lembrar que a IFAB, responsável pelas alterações na regra do jogo, nesse caso, entendeu que não se pode punir um jogador em posição impedimento, após a ação de um defensor de desrespeitar o jogo. Mais uma mudança significativa e necessária para a boa prática do futebol.

JOSÉ HENRIQUE DE CARVALHO

Ex-árbitro da CBF e FPF