O curso de Psicologia da FAM ( Faculdade de Americana) completa, agora em agosto, duas décadas de formação profissional. Para comemorar, serão realizadas palestras, roda de conversas e atividades para alunos e ex-alunos da PsicoFAM, entre terça (22) e quinta-feira (24). Este mês, no dia 27, também é comemorado o Dia do Psicólogo.
Na abertura das comemorações, reunião entre alunos, professores e ex-alunos do curso será realizada para celebrar o aniversário. Já no encerramento, a FAM recebe a doutora Ângela Soligo, membro da diretoria da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (Abep), que traz a palestra “A Psicologia e seu papel social e político”.
“Vivemos em um mundo frenético e as pessoas nem sempre têm tempo de se cuidar e assim, com acúmulo de questões não resolvidas, aparece o sofrimento. Nestes 20 anos, pudemos oferecer espaço de escuta, de acolhimento e de cuidado. E claro, formando profissionais que atuam não só na nossa região e em vários campos, não só no atendimento na clínica. Todo o desenvolvimento da sociedade neste tempo também fez com que o curso se atualizasse e assim vamos continuar formando novos profissionais de forma ética, compromissada e respeitosa ao sofrimento do indivíduo”, disse a coordenadora do curso, Cristiane Correia.
Iniciado em 2003, o curso começou com 61 alunos. 20 anos depois, a estrutura mudou completamente e o curso de Psicologia da FAM é um dos mais reconhecidos na região pelo grupo de professores e também por oferecer aulas práticas e diversos atendimentos gratuitos para comunidade. Neste período, foram aproximadamente 100 mil atendimentos gratuitos realizados e coordenados pelos profissionais e estagiários.
Monaliza Silva, que é da turma de 2014 e conseguiu sua formação em 2019, atualmente atua no Maranhão e sempre sonhou ser psicóloga. “Os estágios da FAM foram super enriquecedores. Pude vivenciar muitas coisas, atuando em presídios e clinicas. Essas possibilidades de estágio me fizeram ter visão ampla da psicologia”, comentou.
Maryellen Oliveira é da primeira turma do curso de psicologia, em 2003. Atualmente, é psicóloga clínica e psicanalista. Ela lembra com carinho dos professores e do período na instituição. “Sempre busquei formação que transcendesse aquela psicologia clínica mais elitizada, mas que de fato,conseguisse estar mais próxima das causas sociais da própria saúde mental. Na FAM, consegui estruturar meu curso com as práticas em campo para um caminho mais completo”, afirmou.
Para Gustavo Azzolini, diretor geral da FAM, estes 20 anos do curso e os atendimentos gratuitos mostram para a comunidade a seriedade do trabalho realizado. “A somatória do comprometimento do nosso corpo docente, alunos e colaboradores resulta em números super positivos para a psicologia. Esperamos continuar e aumentar nossa estrutura para assim atender mais pessoas e oferecer ainda mais para nossos alunos”, disse.
Texto: Alex Ferreira