
Quatorze jogos, quatorze vitórias, nenhum set perdido. A performance de Edson Couto no Ranking Winner de Tênis é impecável até aqui e o líder do Grupo A segue imbatível, despontando como principal favorito ao título da temporada 2021. No fechamento do sétimo mês do torneio na Winner Academia, Couto chegou a 223 pontos a mantem-se absoluto entre os jogadores da principal chave.
“O segredo, acredito eu, é estar sempre na quadra, seja jogando, seja treinando”, disse Couto. “Estou levando um pouco de sorte também”, acrescentou, modesto. “Ele faz um jogo consistente e dificilmente erra”, observou Juninho Sacilotto, que enfrentou o líder, semana passada, e chegou a abrir 4/0 no segundo set, mas sofreu a virada para 6/4.
Com as vitórias de julho, Couto ampliou a vantagem na liderança. Agora, ele está 33 pontos à frente de Guilherme Vitti, que era quarto colocado e subiu para a segunda posição. Em junho, Couto tinha 20 pontos a mais que o então vice-líder Henrique Silva, que caiu para o quinto lugar.
No Grupo B, Márcio Aguiar é o novo líder com 209 pontos, seis a mais que o segundo colocado João Vitor. Ambos subiram na classificação na virada do mês: Márcio saltou do segundo para o primeiro lugar e João Vitor do terceiro para o segundo. Henry Oliveira, que estava na liderança, despencou para a quarta colocação.
No Ranking C, Mateus Creato segurou a primeira posição, chegando a 241 pontos, oito a mais que Vitor Komatsu, que era terceiro e virou vice-líder.
Disputado por tenistas de várias cidades, como Americana, Santa Bárbara d´Oeste, São Paulo, Campinas, Sumaré, Nova Odessa e Limeira, entre outros, o Ranking Winner fecha em agosto o segundo quadrimestre, quando, então, os seis primeiros colocados dos Grupos B e C conquistam acesso, enquanto os seis últimos dos Grupos A e B são rebaixados.
Mensalmente, cada jogador faz duas partidas, previamente agendadas através de aplicativo específico do torneio. Ao final do terceiro quadrimestre, em dezembro, os oito melhores de cada grupo garantem vaga no Finals, previsto para janeiro de 2022 e que distribuirá vários prêmios – o principal deles, ao campeão do Grupo A, viagem a Paris para assistir ao torneio de Roland Garros.
TOP 6
GRUPO A
1º) Edson Couto – 223
2º) Guilherme Vitti – 190
3º) Leonardo Ventura – 184
4º) Luiz Felipe – 184
5º) Henrique Silva – 178
6º) Junior Bignotto – 175
GRUPO B
1º) Márcio Aguiar – 209
2º) João Vitor – 203
3º) Rodney Silva – 188
4º) Henry Oliveira – 185
5º) Mario Ferrari – 170
6º) Douglas Teixeira – 170
GRUPO C
1º) Mateus Creato – 241
2º) Vitor Komatsu – 233
3º) Samuel Prato – 212
4º) Alexander Zivkovic – 211
5º) Daniel Foster – 210
6º) José Henrique Pegorari – 206