Consolidada, Álvaro Aguiar festeja 34 anos

Pedro Álvaro: “Segredo foi aproveitar as oportunidades que surgiram”

Com sede em Americana, no Distrito Industrial Abdo Najar, a Álvaro Aguiar Engenharia e Construções está comemorando 34 anos de atividades agora em 2021. Fundada e presidida até hoje pelo engenheiro Pedro Álvaro Aguiar Neves, a empresa está consolidada e transformou-se em referência em diversas áreas.

A Álvaro Aguiar atua na construção de unidades industriais em segmentos como papel e celulose, petróleo e gás, energia, químico e petroquímico, alimentício e bebidas, e têxtil

A empresa de Americana está presente em obras de praticamente todos os Estados brasileiros, como São Paulo, Maranhão, Pará, Pernambuco, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Sergipe, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná, Paraíba, Alagoas e Rio Grande do Norte, além do Distrito Federal.

HISTÓRIA

Hoje aos 57 anos, casado e pai de dois filhos, Pedro Álvaro saiu do interior da Bahia e chegou a Americana em 1976. Enquanto estudava, aprendeu o ofício de pedreiro com o pai. Posteriormente, formou-se em engenharia civil pela PUC (Pontifícia Universidade Católica) de Campinas. Dos pequenos trabalhos, alçou vôos às grandes obras quando teve as portas abertas por um grande grupo empresarial.

“A partir do momento em que comecei a fazer obras para esse grupo, tudo mudou”, afirmou o diretor-presidente da Álvaro Aguiar. A atuação da empresa em nível nacional teve start em 1996, com uma obra de montagem mecânica de uma grande cervejaria em São Luís (MA). Hoje e já há mais de 10 anos, a empresa vem atuando mais fortemente no setor de óleo e gás, tendo a Petrobrás como principal cliente.

“Sinceramente, nunca imaginei chegar onde cheguei. Vim para Americana pensando em estudar, constituir família, ter uma casa para morar e um carro para andar. Acredito que o segredo foi aproveitar as oportunidades que surgiram. A ousadia, a coragem e a técnica foram os principais méritos”, comentou o empresário.

Pedro Álvaro afirmou que sempre foi um profissional bastante dedicado e criterioso, a exemplo do pai, e por isso passou a ter pleno conhecimento de todos os processos. Ele também destacou que “me envolvo por completo e não tenho dificuldade alguma de me integrar ao time nas obras. Coloco as botas e vamos todos juntos.”

DIFERENCIAIS

A solidez da Álvaro Aguiar Engenharia em mais de três décadas de atuação é explicada, na avaliação de Pedro Alvaro, em três pilares na relação com os clientes: Prestatividade, Responsabilidade e Compromisso.

Na gestão da empresa, juntamente com a esposa Maria Eva, Pedro Álvaro citou que “nossa administração sempre foi feita com os pés no chão, de forma conservadora.”

ESTRUTURA

Com o crescimento, a Álvaro Aguiar deixou a antiga sede no São Vito, e há 10 anos está em sua atual sede, situada no Distrito Industrial Abdo Najar, em Americana, onde estão concentrados o escritório central, os departamentos corporativos e a área de fabricação.

A empresa, com mais de 33 anos de fundação, atualmente conta com 25 funcionários na Sede Administrativa e em torno de 100 nas obras.

Texto: Zaramelo Jr. | O Jogo

* PEDRO ÁLVARO AGUIAR FICOU SEM MÁSCARA APENAS NO MOMENTO DA FOTO PARA O JOGO