Comerciantes dão relatos de semana positiva

Camacho, com esposa Silmara, disse que comerciantes estão otimistas

A primeira semana do comércio aberto na fase 3 (amarela) do Plano São Paulo foi considerada positiva pelos comerciantes ouvidos pela Acia (Associação Comercial e Industrial de Americana). A ampliação do tempo de abertura dos estabelecimentos para seis horas diárias trouxe o consumidor de volta às lojas.

“Refletiu positivamente no movimento. O período permitido anteriormente (de quatro horas) era muito curto”, comentou Caio Bredis, gerente da Marin Calçados. Ele destacou a procura pelo atendimento digital. “Não podemos mais deixar de dar atenção para a junção dos atendimentos online e presencial; esta combinação está cada dia mais presente”, concluiu.

Para Evandro Barizon, proprietário da Rovany Modas, o início da fase amarela na véspera do Dia dos Pais ajudou a alavancar as vendas. “O movimento no dia 8 foi muito bom, triplicando as vendas em relação aos sábados anteriores neste período de pandemia”, comemorou.

O proprietário da La Salete, Germano Pavan Neto, destacou a importância das lojas de rua. “Tenho lojas de rua e em shopping center, e posso dizer que as de rua estão tendo movimento de vendas bem melhor que as de shopping”, pontuou. “Ainda tivemos pouco tempo para mensurar, mas os resultados estão dentro do esperado e estou otimista”, previu Pavan Neto.

Ozanini Mario Rosineli, proprietário da loja Zanini, informou terem crescido as vendas por cartão de crédito. Embora seu estabelecimento já viesse funcionando em horário normal, por vender bem essenciais, ele se mostrou entusiasmado em relação aos demais setores do comércio. “As lojas que estão reabrindo agora com certeza irão se recuperar, podendo até igualar o ritmo de 2019”, acredita ele.

“O movimento no sábado, véspera do Dia dos Pais, ficou próximo ao do ano passado, e os comerciantes estão otimistas para que, com essa ampliação do tempo de abertura das lojas, o público volte a retomar o consumo”, finalizou o diretor da Acia e proprietário da Rafael Magazine, José Camacho.

CONSCIENTE

O presidente da Acia, Wagner Armbruster, lembrou que, apesar da retomada gradual, a pandemia continua presente, e que o maior fluxo de consumidores requer mais atenção com os cuidados.

“O retorno consciente é muito importante. Prezamos pela economia, mas, principalmente, pela saúde de todos. Os lojistas aguardavam com ansiedade a mudança de fase para que os estabelecimentos pudessem funcionar durante seis horas. Aos poucos, os consumidores retomarão seu poder de consumo. E as empresas, com prudência e orientação, vão recuperar seu fôlego”, afirmou.

Texto: Assessoria de Imprensa da Acia