Com novo formato, Novembro Azul fortalece prevenção

O Novembro Azul O Jogo/Colorado fortaleceu a divulgação sobre a prevenção do câncer de próstata na realização da 12ª edição, domingo (12), que apresentou novo formato. O evento envolveu saúde, esporte, ação social e inclusão, com ações por ruas e avenidas de Americana, e também na Arena Colorado. Os organizadores acreditam que aproximadamente 800 pessoas participaram das atividades durante as quase quatro horas seguidas da campanha.

“Foi uma edição diferente das anteriores. Deixamos de nos preocupar com quantidade e focamos na qualidade. Na qualidade de quem transmite a mensagem sobre a importância da prevenção do câncer de próstata e na qualidade de quem recebe a mensagem para passar adiante. Essa corrente é fundamental para conscientização sobre a doença”, afirmou o jornalista Zaramelo Jr., diretor do O JOGO e um dos responsáveis pela campanha. “O sentimento é de felicidade e, mais uma vez, de missão cumprida”, acrescentou.

 

“Foi o Novembro Azul mais completo de todos até aqui. Teve tudo que teve nos anos anteriores e um pouco mais. Acredito que nos superamos na qualidade do evento”, disse o médico Rogério Panhoca, presidente do Colorado e também organizador. “O dever do médico é promover saúde e estou maravilhado com esta edição”, salientou.

O 12º Novembro Azul O Jogo/Colorado começou com corrida de 5 km entre o Bike Hotel Sports, no Jardim Terramérica, e a Arena Colorado, na Conserva. O recordista de maratonas Hugo Farias, padrinho do evento de 2023, esteve à frente do pelotão formado por 128 corredores das assessorias esportivas Triaction, Grae, Dunamis e Marcelo Campos.

Na rua Dom Pedro, seis adolescentes do projeto Pernas da Alegria passaram a fazer parte do grupo da corrida e foram conduzidos em triciclos por seus pais. Na Arena, eles ficaram em local exclusivo e acompanharam praticamente todas as demais ações.

Houve troca de camisetas oficiais por sabão em pó – a arrecadação chegou perto de uma tonelada e será destinada a entidades de Americana, Santa Bárbara d´Oeste e Nova Odessa – e a partida de futebol com as presenças de ex-jogadores, como Müller, Macedo, Zé Teodoro, Fumagalli, Pavão, César Xavier, Marcinho Rocha, Walkinho, entre outros – o jogo terminou 1 a 1, com Fumgalli marcando para o time Azul e Beto Donato para o time Branco.

ESPORTISTAS E AUTORIDADES DESTACAM CAMPANHA

Esportistas e autoridades que participaram do 12º Novembro Azul de Americana, organizado pelo jornal O JOGO e pelo Colorado Esporte Clube, destacaram a importância da campanha de conscientização e prevenção do câncer de próstata.

Padrinho do evento deste ano, Hugo Farias disse que “fiz 366 maratonas, mas a principal maratona é a maratona da vida. É fundamental ter consciência e se prevenir. Fiquei muito honrado com o convite, pois é a primeira vez que o Novembro Azul é celebrado com uma corrida, além do futebol.”

O ex-jogador Müller, tetracampeão com a seleção brasileira na Copa do Mundo de 1994 e principal atração do jogo de futebol, afirmou que “estou feliz em participar de uma iniciativa legal e louvável. Os homens ainda têm preconceito, inclusive amigos meus, mas é importante fazer os exames preventivos.”

O prefeito Chico Sardelli comentou que “apoio totalmente este evento, que é exemplo ímpar de solidariedade, cooperativismo, coleguismo, amizade, carinho e amor ao próximo. É importante que a população se conscientize sobre a doença.”

“Fiz questão de participar da corrida ao lado do Hugo e de vários atletas, pois é uma campanha importante e que dá o recado para que os homens se cuidem”, falou o vereador Thiago Brochi, presidente da Câmara de Americana.

Patrocinador do Novembro Azul já há várias edições, o empresário Ricardo Molina, da Clarian Saúde, avaliou que “o evento começou pequenininho, mas logo vai faltar espaço. Estamos apoiando há anos e sempre estaremos. É uma causa nobre e fico feliz em participar, pois é necessário cada vez mais envolver os homens na prevenção.”

Confira abaixo galeria de fotos by Wado Pellizoni, Fábio Guidolin, Neto Contragiani e Igor Hidalgo.

Veja matéria da TV TodoDia

Veja matéria da FM Notícia

Veja matéria da RTV Esporte Web

Veja matéria da Vox 90