Com 19 jogos, Gigantão volta à cena em Americana

Futebol amador movimenta times de vários bairros no Gigantão

Em sua primeira entrevista ao O JOGO após ser eleito prefeito de Americana, em dezembro de 2019, Chico Sardelli disse que uma de suas metas no esporte era retomar a disputa do Gigantão, campeonato de futebol amador que fez muito sucesso na cidade, principalmente nos anos de 1970 e 1980. E o desejo do chefe do Executivo torna-se realidade a partir deste final de semana.

O Gigantão´2022 terá a participação de 41 times – 19 na 1ª Divisão e 22 na 2ª. A rodada de abertura, com 19 jogos pelos bairros de Americana, acontece na tarde de sábado (10) e na manhã de domingo (11).

A 1ª Divisão, com rodadas aos sábados e encerramento previsto para 5 de novembro, tem cinco grupos, quatro deles com quatro times e um com três. Os jogos serão dentro de cada chave, em turno único, avançando à 2ª fase os três primeiros de cada, mais o melhor quarto colocado por índice técnico. Os três piores são rebaixados.

Na 2ª Divisão, com jogos aos domingos e final marcada para 20 de novembro, são quatro grupos, dois deles com seis times e outros dois com cinco. A disputa também será em turno único, seguindo na luta pelo título os quatro primeiros de cada chave, num total de 16. Os quatro que chegarem até as semifinais conquistam o acesso à elite.

“Trazer de volta a emoção dos jogos do Gigantão para os bairros de Americana era uma ideia que sempre tive e agora, enquanto prefeito, estou conseguindo colocar isso em prática”, comentou Sardelli. “A Secretaria de Esportes está cuidando de toda organização e certamente teremos uma disputa bastante interessante”, acrescentou o prefeito.

O Congresso Técnico para definição de regulamento e sorteio dos grupos foi realizado quinta-feira (1) no Ginásio Mario Antonucci, no Complexo Poliesportivo Milton Fenley Azenha – Centro Cívico -, no Jardim da Colina. Os trabalhos foram coordenados pela secretária de Esportes Grasiele Rezende.

P  R O G R A M A Ç Ã O

1ª DIVISÃO

SÁBADO

13h45

São Jerônimo x Guarani – São Vito

Guanabara x Parná – Vila Amorim

Descubra x Gramado – Antonio Zanaga

MDP x Boa Vista – Parque Gramado

15h45

Zanaga x América II – Cordenonsi

Faixa Preta x Zanaga B – Parque Gramado

Cidade Jardim x Mirandola – São Vito

Predador x Cantareira – Vila Amorim

São Roque x São Vito – Antonio Zanaga

2ª DIVISÃO

DOMINGO

8 horas

Unidos Morada x Paysandu – São Luiz

A.Guanabara x Boer – São Manoel

Estrela Azul x Leão – Jardim Guanabara

América II x Benedettos – Pq. Novo Mundo

Novo Mundo x Liverpool – Bertine III

10 horas

G.Horizonte x Santa Cruz – São Luiz

Santa Fé x Unidos São Luiz – São Manoel

Arsenal x Sporting ZNC – Jardim Guanabara

Lions x ATlético Lírios – Pq. Novo Mundo

Lírios City x Morada Sol – Bertine III