Clubes de Americana dão desconto aos sócios

Borgatto, do Flamengo: “Os sócios estão ajudando neste momento delicado”

Fechados desde março e sem atividades esportivas, recreativas e sociais em virtude da covid-19, os clubes de Americana têm buscado alternativas para não zerar as receitas neste período. Entre as medidas adotadas para gerir as finanças, está o desconto na taxa de mensalidade.

No Flamengo Futebol Clube, o presidente Mauro Borgatto disse que o desconto estabelecido gira em torno de 48%. De acordo com ele, quem efetuou o pagamento integral em abril, não precisará pagar a taxa agora em maio.

Mais: os sócios que pagaram as mensalidades de março, abril e maio, ficarão isentos do reajuste anual que é aplicado sempre em maio, conforme estabelecido no estatuto social do Flamengo.

Borgatto explicou que o reajuste começará a vigorar quando o clube voltar à normalidade e também para novos sócios e para sócios que não tiveram condições de pagar as mensalidades nestes meses de pandemia. “Só temos a agradecer a todos os sócios que vêm nos ajudando neste período tão delicado”, ressaltou o presidente.

No Veteranos (Sociedade Recreativa Dançante Veteranos de Americana), o desconto na taxa de mensalidade ficou entre 50% e 60%, segundo informações do presidente Antonio Carlos Quaino (Tinha).

“E mesmo assim, no início da crise gerada pela pandemia, a inadimplência assustou um pouco. Conseguimos equilibrar a questão financeira adotando algumas outras medidas internas, que diminuíram as despesas quase que pela metade”, explicou Tinha.

Presidido por Pedro Alvaro Aguiar, o Clube do Bosque enviou comunicado aos sócios informando que a Diretoria Executiva decidiu conceder desconto de 30% nas mensalidades a partir de junho. A medida vale pelo período da pandemia e enquanto a condição financeira do clube suportar.

“Nosso objetivo continua sendo o de manter as obrigações com nossos colaboradores, preservando seus salários e, sobretudo, o emprego, bem como com todos fornecedores e prestadores de serviço, além, é claro, de manter o clube sempre em ordem para o retorno dos associados”, diz o comunicado.

No Rio Branco Esporte Clube, o diretor de Marketing Thiago Barreto informou que as mensalidades, desde março, têm desconto variando entre 35% e 50%. “Chegamos a ter inadimplência perto de 90%, mas o quadro mudou bastante com o desconto na taxa. Esperamos manter esse nível de arrecadação, pois, por menores que sejam, existem algumas despesas”, comentou o dirigente.

A única exceção entre os clubes na questão de desconto na taxa de mensalidade é o Iate de Americana. O JOGO apurou que a diretoria manteve os valores tanto para sócios proprietários (que residem ou têm terreno no condomínio) e sócios contribuentes (que frequentam os espaços esportivos e recreativos). Aqueles que deixarem de pagar a taxa, poderão parcelar o saldo negativo junto às mensalidades futuras.

Zaramelo Jr. | O Jogo | @zaramelojr (instagram)

Veja + matérias