Ciclistas ganham faixa preferencial no Terramérica

Márcio Leal e Fábio Guidolin, no início da semana, no Bike Hotel

Os ciclistas que utilizam as Avenidas Gioconda Cibin e Padre Oswaldo Vieira de Andrade, no Jardim Terramérica, em Americana, vão ganhar faixa preferencial para suas atividades, possivelmente a partir da segunda quinzena de julho. O projeto, elaborado pelo engenheiro Marcelo Giongo, da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, após série de estudos, foi apresentado pelo secretário de Esportes Márcio Henrique Leal, que ressaltou o apoio do chefe de Gabinete da Prefeitura, Franco Sardelli.

No início da semana, Leal esteve com o empresário e esportista Fábio Eduardo Guidolin, no Bike Hotel Sports, um dos defensores da faixa preferencial, e mostrou o projeto. Alguns ciclistas que estavam no local, que é referência para os praticantes de ciclismo, também acompanharam o encontro.

O projeto, agora, passará por trâmites legais junto à Administração para ser implantado e dar maior segurança a ciclistas, tanto para os de alto rendimento, que realizam treinamentos naquela região, como para aqueles que utilizam bicicletas como forma de lazer.

“Tem muita gente que passa todos os dias pelas duas avenidas com suas bikes e essa faixa preferêncial será muito importante”, disse Guidolin. Pelo projeto, os horários de utilização da faixa preferencial serão de segunda a sexta-feira, das 19 às 23 horas, e aos sábados e domingos, das 5 às 12 horas.

“Nestes períodos, os ciclistas terão preferência na faixa nas duas avenidas. Haverá vários pontos de sinalização e os motoristas que não respeitarem a prioridade, podem ser multados por agentes que estiverem nos locais”, explicou Leal, que abraçou a causa e atende antiga reivindicação dos esportistas envolvidos com duas rodas.

SINALIZAÇÃO

O secretário de Esportes fez questão de salientar que “a faixa não é exclusiva e sim preferencial. Haverá sinalização bem explícita e, no início da implantação, os motoristas de carros e motos serão orientados como proceder. Esse projeto existe em outras cidades e os resultados são os melhores possíveis.”

No total, a faixa preferencial terá extensão por um circuito de 5 km pelas duas avenidas – na Padre Osvaldo Vieira de Andrade também haverá um ciclovia.

“Sou ciclista e como comerciante estou nesta região de Americana há mais de uma década. Sei bem das dificuldades que o pessoal das bikes enfrentam e, a partir de agora, certamente eles poderão  praticar o esporte em alto nível e o lazer com muito mais segurança”, frisou Guidolin.

“Acredito que, no máximo, em 30 dias a gente consiga implantar definitivamente este projeto. Fico feliz em poder atender uma demanda de longa data. O prefeito Chico (Sardelli) gosta demais do esporte e sempre me orienta a dar toda atenção ao setor”, finalizou Márcio Leal.