O município de Americana celebrou, quarta-feira (27), o convênio de prestação de serviços para o atendimento a pacientes na área de saúde mental com o Hospital Seara (Serviço Espírita de Assistência e Recuperação de Americana), mediante o repasse de subvenção anual no valor de R$ 1.079.956,80, em 12 parcelas mensais de R$ 89.996,40. O documento foi assinado pelo prefeito Chico Sardelli, e pelo presidente do Seara, Getúlio Thuler, com a anuência do secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.
O convênio prevê o acolhimento de pacientes moradores de Americana no âmbito da urgência/emergência psiquiátrica, egressos de unidades de atendimento e do Pronto Socorro Luiza da Motta Tebaldi, com a disponibilização de no mínimo oito leitos para permanência de curto prazo, até o devido encaminhamento. Pelo termo, o município se compromete a repassar à entidade o valor mensal, com depósito da primeira parcela ainda em janeiro.
Chico destacou a importância da continuidade dos serviços prestados. “O Hospital Seara é um grande parceiro da Saúde de Americana e não poderíamos nos furtar de manter este convênio ativo. Para mim é uma satisfação saber que os americanenses podem contar com os serviços do hospital”, declarou Chico.
Segundo Thuler, o Seara atende atualmente 130 pacientes internados e sua equipe é composta por médicos 24 horas, médicos em visitas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, nutricionista, enfermagem 24 horas, assistente social e farmacêutico. “Esta assinatura é muito importante porque o Seara é um hospital filantrópico e esse convênio nos ajuda a manter toda a alimentação, a equipe médica e de enfermagem, os terapeutas, a assistência social, então este valor ajuda e é fundamental para a sobrevivência do Seara. Sem isso nós não conseguiríamos manter as portas abertas”, declarou o presidente do hospital.