Chávare e Batistela conquistam título brasileiro

Batistela e Chávare: americanenses têm trabalho elogiado

Com vitória nos pênaltis, o Atlético Mineiro sagrou-se campeão do Campeonato Brasileiro Sub-20, referente a temporada 2020, em final contra o Athlético Paranaense, domingo (24), no CT do Caju, em Curitiba. E dois profissionais de Americana têm participação direta na conquista do título: o diretor de base José Domingos Chávare Junior e o coordenador técnico Odair Batistela Júnior.

A dupla, que está no clube de Belo Horizonte desde 2019, foi a responsável pelo planejamento, que, mesmo com mudança de rota em razão da pandemia, culminou com o título brasileiro. Chávare e Batistela, desde que chegaram ao Atlético, também foram campeões mineiros nas categorias sub-14, sub-15 e sub-20. O trabalho deles tem sido bastante ressaltado tanto dentro como fora do clube.

Aos 54 anos, Chávare, que já trabalhou em outros clubes de expressão do futebol brasileiro, como São Paulo e Grêmio, disse que “o título do Brasileiro foi concebido ainda em 2019, quando preparamos praticamente dois times na categoria. O planejamento e a convicção no trabalho foram determinantes.”

De acordo com o diretor das categorias de base, “a magnitude do nosso elenco fica evidenciada quando vemos que 15 jogadores estão na transição para o profissional e sendo aproveitados em treinamentos pelo Sampaoli.”

Apesar do trabalho vitorioso, Chávare ainda não definiu sua permanência no Atlético Mineiro, o que deve ocorrer nos próximos dias. “Tanto a diretoria que assumiu recentemente quanto eu, estamos analisando a sequência. Entendo que a convicção no modelo de trabalho me credencia a ficar ou seguir carreira em outro clube”, afirmou.

BATISTELA

Fundador da escolinha de futebol Camisa 10, em Americana, e com passagens por São Paulo e Guarani, entre outros, Batistela comentou que “o mérito para a conquista (do título) foi a dedicação, aliada à disciplina de todos os atletas e comissão técnica, que seguiram o planejamento proposto pela coordenação e direção.”

“Iniciamos a montagem do elenco em 2019, através de contatos com clubes em todo Brasil, participação na Taça São Paulo e observação em competições estaduais. Trouxemos o técnico Marcos Valadares, que tem experiência na categoria”, acrescentou o coordenador técnico de 40 anos. “E em todo o processo destaca-se a importância do diretor Júnior Chávare”, salientou.

Batistela entende que, em termos profissionais, “a conquista de um título traz boa visibilidade dentro do cenário nacional e dá credibilidade para a sequência do trabalho.”

Entre os jogadores campeões pelo Atlético, o único da região de Americana é o zagueiro Micael, que jogava pelo Independente de Limeira no Campeonato Paulista da Segunda Divisão. Ele é o capitão do time.

Para chegar ao título do sub-20 do Campeonato Brasileiro, o Atlético disputou 25 jogos, com 13 vitórias, oito empates e quatro derrotas, marcando 41 gols e sofrendo 20. Na final contra o Athlético, ganhou o jogo de ida por 2 a 1 e perdeu o de volta por 1 a 0 – nos pênaltis, fez 5 a 4.