Celo Ramos encara Desafio na pesca esportiva

Celo Ramos com o troféu conquistado na etapa de abertura (F: Divulgação)

O americanense Marcelo Ramos (Celo) é um dos 45 competidores de todo Brasil que estão participando do Tucuna Free Selection, torneio de pesca esportiva que terá quatro etapas ao longo do ano, cada uma com duração de 12 horas. “Certamente é o torneio mais desafiador que participei até hoje. Veio para inovar e ficar. É uma honra ser um dos convidados”, disse.

De acordo com Celo Ramos, a competição chama a atenção pela forma de disputa. “É pesca individual, cada um por si, distância mínima de 500 metros entre os barcos. São 12 horas no rio. Você tem que tomar as decisões e traçar a estratégia sozinho. Pegar o peixe, fazer as medições, filmar e soltar em perfeitas condições”, explicou. “Tem que usar a experiência e o conhecimento, e contar também com a sorte”, acrescentou.

No Tucuna Free Selection, só é permitida a pesca de tucunaré amarelo e azul. “No final de cada etapa, o pescador envia os vídeos para a comissão organizadora validar. Valem seis peixes e a classificação é pela somatória das medidas”, salientou o pescador de Americana.

A etapa de abertura aconteceu no Rio Paranaíba-MS, no dia 6 deste mês, e Celo Ramos terminou em oitavo lugar. “O tempo não estava legal. Muito vento, chuva, o que atrapalhou bastante. Mesmo assim, foi um bom resultado. Fui abençoado”, disse. A próxima está agendada para o dia 3 de abril, em local ainda a ser divulgado.

Na temporada 2021, Celo Ramos está competindo pela equipe Mar Negro Fishing, de Americana, que é empresa de vestuário de pesca dos irmãos Rafael e Diego Martins (Lambari). Suas principais conquistas nos últimos anos foram o título de campeão na Apea de 2019 e o maior peixe do Torneio São Simão de 2019.