Casagrande vence rodada da Copa Trophy em Rosario

Casagrande, no topo do pódio, festeja vitória na Copa Trophy
(Hernán Capa | TCR South America | Divulgação)

Fabio Casagrande, piloto de Americana, teve rodada dos sonhos no Autódromo Juan Manuel Fangio, em Rosario, na província de Santa Fé, na Argentina. Na segunda etapa da temporada 2023 do TCR South America, durante o final de semana (15 e 16), ele cravou a pole position e venceu as duas corridas da Copa Trophy, que é destinada a pilotos que não vivem profissionalmente do automobilismo.

A bordo do Honda Civic Type #34 da Squadra Martino, Casagrande completou as 16 voltas da primeira bateria em 27m37s674, 16s797 à frente do uruguaio Enrique Miglione, que cruzou na segunda colocação.

Na segunda bateria, com 18 voltas, o americanense fechou com 33m26s189, vantagem de quase 21 segundos para o brasileiro Adalberto Baptista, que foi o segundo da categoria. No geral das duas corridas, incluindo os pilotos profissionais, Casagrande ficou em 14º lugar na primeira e em nono na segunda.

“Uma pole e duas vitórias. Tinha sonhado em fazer isso em Cabalén (autódromo em Cordóba, também na Argentina, onde aconteceu a rodada de abertura, em março), mas tive de esperar um pouquinho. Foi bom, um fim de semana que saio muito contente daqui de Rosario”, disse Casagrande, que é diretor da empresa Sudeste Pré Fabricados, com sede em Americana.

NÚMEROS

O representante de Americana ampliou sua vantagem na liderança da Copa Trophy, agora com 151 pontos, 26 a mais que Adalberto Baptista. Na sequência do top 5 aparecem os “gringos” Diego Gutierrez, da Argentina, com 104 pontos; Enrique Maglione, do Uruguai, com 89; e Pablo Otero, também da Argentina, com 72.

Na classificação geral do campeonato, a liderança é do argentino Ignacio Montenegro, de apenas 18 anos, que ganhou três das quatro corridas já disputadas neste ano. Ele tem vantagem de 42 pontos – 155 a 113 – para Bernardo Llaver, que também é da Argentina.

A próxima etapa do TCR South America, que em 2023 tem patrocínio master do Banco BRB, está programada para o autódromo de Termna de Rio Hondo, em Santa Cruz do Sul, em mais uma rodada em solo argentino.