Casagrande vence endurance em Río Hondo

Casagrande e Esteban fazem a festa pela vitória na Argentina

O piloto Fabio Casagrande teve um final de semana inesquecível no autódromo de Termas de Río Hondo, na Argentina. Em dupla com o argentino Esteban Guerrieri, ele ganhou a prova endurance do TCR South America. E a vitória foi emocionante, conquistada na última das 32 voltas. “Foi uma loucura, fora do que eu imaginava”, disse o americanense ao O JOGO.

Com 20 carros na pista, a prova aconteceu domingo (28). Esteban foi primeiro à pista e entregou o Honda #34 para Casagrande na liderança. Com pneus novos, o carro perdeu um pouco de rendimento e o piloto de Americana foi ultrapassado pelo brasileiro Alceu Feldemann e pelo espanhol Mikel Azcona.

 

Próximos, os três “dividiram” uma curva e rodaram, sendo superados pelo argentino Ignácio Montenegro. Em quarto lugar, Casagrande viu Feldamann e Azcona saírem mais uma vez da pista na penúltima volta. O americanense, então, assumiu a segunda posição.

Quando abriu a última volta, Casagrande não sabia que Montenegro havia acabado de abandonar a corrida por falta de combustível. Somente a poucos metros da linha de chegada, ele foi avisado pela equipe, via rádio, que estava em primeiro lugar no geral. E confirmou a vitória.

“Sinceramente não tinha a mínima noção que era o líder no geral. Achava que estava em primeiro na (categoria) Trophy, que era o objetivo, e quando a equipe avisou que era no geral, quase infartei. Foi incrível”, afirmou Casagrande, que mostrou-se extremamente emocionado no pódio.

“Nos treinos, estava num ritmo muito diferente do Esteban, que é o piloto com mais vitórias em nível mundial do TCR. Ele fez um trabalho para me trazer o mais próximo possível e adotamos estratégia diferente dos demais para a corrida. Deu certo. O Esteban foi fantástico”, comentou o americanense.

Casagrande e Esteban fecharam a prova endurance em 1h01m16s930, vantagem de 8s832 para o brasileiro Pedro Aizza e Mikel Azcona, que cruzaram em segundo, e de 16s104 para os argentinos Fabricio Pezzini e Carlos Okulovich, que foram os terceiros. “Foi uma etapa muito forte, com pilotos de alto nível”, citou o representante de Americana.

AMERICANENSE DISPARA NA COPA TROPHY

A vitória na etapa endurance (corrida longa) do TCR South America fez com que Fabio Casagrande disparasse na liderança da Copa Trophy, categoria destinada a pilotos que não vivem exclusivamente do automobilismo.

O americanense chegou a 399 pontos, 91 a mais que o uruguaio Enrique Maglione, que está em segundo lugar, e 120 à frente do brasileiro Adalberto Baptista, que é o terceiro colocado.

Restam mais duas etapas também na Argentina, ambas sprint (corrida curta). A próxima será em Buenos Aires, dias 17 e 18 de setembro, e depois em Villicum, dias 8 e 9 de outubro. O piloto de Americana está confiante, mas evita falar em título antecipado.

“A diferença para o Maglione e o Adalberto é grande, mas ainda há muitos pontos em disputa e não tem nada resolvido. Como vem andando bem forte, acredito que o Maglione representa um risco maior”, avaliou Casagrande.

Na classificação geral do campeonato, o piloto da Squadra Martino aparece em oitavo lugar com 161 pontos. O líder é o argentino Gabricio Pezzini, com 401 pontos.

Texto: Zaramelo Jr. @zaramelojr