Casagrande inicia luta pelo tri no TCR South

Casagrande na comemoração do bicampeonato no ano passado

A temporada 2024 do TCR South America tem abertura neste final de semana, no Autódromo de Interlagos, na zona de sul de São Paulo, e o americanense Fabio Casagrande inicia a busca pelo tricampeonato da Copa Trophy, categoria semiprofissional, já que os pilotos não vivem financeiramente do automobilismo.

A primeira prova do ano será no formato de Endurance, com corrida em duas partes. A disputa começa com uma bateria de 40 minutos, que terminará com neutralização para entrada dos carros nos boxes para reabastecimento, reparos e troca de pilotos. Todo esse processo terá duração de 20 minutos.

Logo após, os carros se alinham na saída dos boxes, seguindo a ordem em que terminaram a primeira corrida. Todos saem atrás do safety car para procedimento de largada da segunda bateria, também com duração de 40 minutos.

Casagrande vai formar dupla nesta etapa com o argentino Franco Coscia e espera iniciar o TCR South de maneira positiva. “Praticamente não andei com o carro este ano, mas a expectativa é ter boa participação. A temporada é longa e espero estar entre os primeiros”, comentou o piloto de Americana.

A programação em Interlagos começa sexta-feira (12), no período da tarde, com shakedown. Sábado (13), haverá treinos livres pela manhã e classificatórios à tarde. No domingo (14), a primeira largada está marcada para as 12h21 e a segunda, às 13h22.

EQUIPE

Bicampeão consecutivo da Copa Trophy, em 2022 e 2023, Fabio Casagrande seguirá pilotando o Civic FK7 da Squadra Martino, da Argentina. O americanense é considerado uma das referências do TCR South America. Das 46 corridas já realizadas, ele esteve presente em 44.

“Muito feliz de mais uma vez fazer parte do grupo de pilotos da Squadra Martino, equipe que costumo dizer que é minha família argentina. Com eles, já fui duas vezes campeão e uma vez vice. Em conjunto, sonho com vôos mais altos neste ano”, finalizou Casagrande, que nesta quinta (11) foi o entrevistado no programa “Papo com o Zara”, na TV TodoDia – veja acima.

Além do Brasil, a competição sul-americana terá rodadas em autódromos do Uruguai e Argentino ao longo do ano.