Capitão do acesso, Aílton Luís falece aos 62 anos

Aílton Luís (2º e/d) em foto do Rio Branco em 1990, antes de jogo em Leme

O ex-zagueiro Aílton Luís, capitão do time do Rio Branco que conquistou o acesso à elite do futebol paulista em 1990, faleceu na madrugada desta sexta-feira (4), vítima de câncer. Ele estava internado em hospital de São Paulo. A informação foi passada ao O JOGO por Abimael Valadares, ex-funcionário da Secretaria de Esportes de Americana e amigo pessoal do ex-jogador.

Aílton Luís Bertan era natural de Vinhedo, onde foi secretário de Esportes. Pelo Rio Branco, entre 1988 e 1990, de acordo com o jornalista e historiador Cláudio Giória, ele fez 85 jogos, com 44 vitórias, 22 empates e 19 derrotas, marcando quatro gols.

Além do Rio Branco, Aílton Luís também jogou no Velo Clube, Santos, Francana, Inter de Limeira (fez parte do elenco campeão paulista de 1986), Araçatuba e XV de Piracicaba. Em entrevista ao site do jornalista Milton Neves, há alguns anos, o ex-zagueiro disse que suas maiores alegrias no futebol foram os acessos conquistados com Rio Branco, XV de Piracicaba e Araçatuba.

Em 1989, numa enquete realizada pelo jornalista Zaramelo Jr. no O Liberal, Aílton Luís foi eleito o melhor zagueiro da década do Rio Branco. Mais de 100 riobranquenses, entre dirigentes, sócios e torcedores, além de jornalistas de Americana, participaram da votação.

O time eleito foi: Sílvio Luiz; Odair, Aílton Luís, Ary e Dodô; Sony, Dau e Pianelli; Cássio, Paulinho Paraná e Bispo. Afrânio Riul foi escolhido o melhor técnico, e o volante Ercides, o jogador-símbolo.

Aílton Luís (c) com os amigos Odail de Oliveira (1º e/d) e Abimael Valadares (2º d/e)