Nascido em Campinas e morando em Americana há quatro anos – “Já sou quase americanense”, diz ele -, Caio Godoy Ormenese, 28 anos, sagrou-se campeão da prova de resistência do Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada, realizado em Cascavel, no Paraná, entre 23 e 25 de junho. Para chegar ao título, ele superou uma queda, várias escoriações pelo corpo e a quebra da bicicleta.
Atleta da Swift Carbon Pro Cycling, Caio completou os 187km com o tempo de 4h26m08s, à frente de Rodrigo Araújo de Melo, segundo colocado com 4h26m40s, e de Kleber Ramos, terceiro com 4h26m46s. A prova teve largada e chegada na Avenida Barão do Rio Branco, em Cascavel, e a maior parte do percurso foi pela Rodovia BR-467.
“O percurso não foi tão duro assim, mas tinha um sobe e desce bem chato. Ventava muito e isso atrapalhou um pouco”, disse o campeão brasileiro ao O JOGO. “Sofri uma queda mais ou menos no km 80, ralei bastante meu corpo, quebrou a bike, mas troquei por uma reserva da equipe e consegui a vitória”, acrescentou.
“Esta prova é uma das mais importantes do ciclismo nacional e ser campeão significa muito para mim”, afirmou Caio, que treina, em média, de 24 a 26 horas por semana em trechos de toda região de Americana. “Dá uns 700km semanais. Às vezes, um pouco mais, um pouco menos, mas é nesta faixa”, frisou.
Neste final de semana, Caio volta a competir disputando a 73ª edição da tradicional Prova Ciclística 9 de Julho, em São Paulo. No calendário do segundo semestre, provas internacionais, entre elas, o Pan-Americano.
Por Zaramelo Jr. @zaramelojr | O JOGO | 2023, 6 julho – 15h37