Brochi espera reunião com Omar sobre corridas

[uam_ad id=”985″]

Brochi aguarda reunião com Omar para alinhar texto do projeto

Aprovado em novembro do ano passado pela Câmara Municipal, o projeto que institui a cobrança de 5% por inscrição nas corridas de rua de Americana – todo valor arrecadado será destinado ao Fundo Social – ainda não teve emenda sancionada pelo prefeito Omar Omar.

O vereador Thiago Brochi disse ao O JOGO, esta semana, que aguarda, há dois meses, uma reunião com o chefe do Executivo para definir o texto do projeto. Contrário à cobrança, o parlamentar votou a favor após um acordo para que emenda de sua autoria, isentando corridas beneficentes e atletas idosos e especiais, fosse incluída no projeto.

“Desde quando esse assunto da cobrança surgiu, fiquei preocupado com a questão social que envolve as corridas de rua. Procurei o líder do governo (vereador Pedro Peol) e inclusive falei isso em sessão, no microfone, em plenário, que tinha um acordo, que eu votaria (a favor) desde que a minha emenda passasse. Teve sim um acordo nítido, cristalino, combinei com o líder e ele aceitou, assim como os demais vereadores. Eles viram que não havia problema nenhum (com a emenda)”, disse Brochi.

Sem citar nomes, o parlamentar do PSDB ressaltou que, após o projeto ser votado e aprovado, houve “interferência” de pesssoa ligada ao prefeito em relação à sua emenda. “Ao meu ver, ninguém tem que ficar dando palpite na questão entre o Executivo e o Legislativo. Quem tem que resolver isso somos nós, os vereadores, e o prefeito”, acrescentou.

Embora reconheça que o prefeito tem o “poder da caneta”, Thiago Brochi entende que se faz necessário que ocorra uma reunião para que todos os detalhes com relação ao texto final sejam definidos.

“O Omar é muito sensível às questões sociais e acredito que essa reunião seja importante para alinharmos aquilo que é melhor para todas as partes. Uma coisa ou outra precisa ser ajustada no texto e espero que possamos nos reunir o quanto antes”, concluiu Brochi.

Procurada pelo O JOGO, a prefeitura de Americana enviou o seguinte texto: “A lei está em vigência, mas a prefeitura e o vereador estão trabalhando em conjunto – uma vez que há boa vontade entre as partes – para buscar um consenso para a regulamentação e da forma de aplicação da legislação.”

(Atualizado em 16/4/2020, às 17h18).

Veja + matérias