Brasil tem 10 tenistas no Internacional de Campinas

Pucinelli representa a Hípica no torneio (Fotojump/Divulgação)

O Brasil já conta com 10 representantes na chave principal do Campeonato Internacional de Tênis, que tem início neste sábado (28), com a disputa do qualificatório. O gaúcho Oscar Gutierrez, o pernambucano João Lucas Reis e o paulista Matheus Pucinelli ficaram com os últimos convites – wild cards – para a 10ª edição do torneio mais tradicional do país.

Além deles, já estavam garantidos Thiago Wild, João Menezes, Guilherme Clezar, Thomaz Bellucci, Felipe Meligeni, Pedro Sakamoto e Orlando Luz. A chave principal será sorteada hoje e a disputa começa na segunda-feira (30). O torneio da série ATP Challenger 80 distribui premiação de US$ 52.080 e acontece na Sociedade Hípica de Campinas. Por questões de segurança e determinação da Prefeitura de Campinas, o evento não será aberto ao público em geral. Confira os protocolos adotados para os dias de competição.

“Será uma ótima oportunidade para os brasileiros somarem pontos importantes no último torneio da temporada”, afirma Danilo Marcelino, diretor do torneio. “O Matheus vem do maior resultado da carreira, enquanto o João conquistou título nesta temporada e o Oscar venceu duas etapas em três finais do Circuito Brasileiro de Profissionais na retomada dos torneios. Ou seja, são jogadores que fizeram por merecer esta oportunidade”.

Gutierrez é o atual número 9 do Brasil no ranking mundial e jogará a chave principal em Campinas pela segunda vez. Reis, de apenas 20 anos, conquistou nesta temporada seu terceiro ITF e busca a primeira vitória em um Challenger. Representante da Hípica de Campinas, Pucinelli, de 19 anos, chega embalado pelas quartas de final em São Paulo e um salto de mais de 250 posições no ranking da ATP.

QUALIFYING

Em busca de vagas na chave principal, três brasileiros receberam convites para o qualifying, que tem início neste sábado, às 10 horas. Os paulistas Igor Marcondes e Matheus Bueres e o gaúcho Eduardo Ribeiro precisam de duas vitórias para furar o quali.

Bueres e Ribeiro terão a primeira experiência em um ATP Challenger. O paulista, representante da Sociedade Hípica de Campinas, abre a rodada na Quadra João Lima diante do argentino Juan Manuel Cerundolo, cabeça de chave 5, enquanto o gaúcho fecha o dia, às 15h30, contra o espanhol Carlos Gomez-Herrera, 8. Marcondes, de 23 anos, encara o holandês Jelle Sels, cabeça 4, também na quadra central, às 14 horas.