Bikes invadem ruas e trilhas de Americana

Cena comum: bikers na região da Usina Cillos, na divisa de cidades

Dados da Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares) mostram que, de maio a julho deste ano, a produção de bicicletas registrou crescimento de 117%. E, com certeza, Americana tem participação neste número expressivo.

Da metade da pandemia para cá, tornou-se cada vez mais frequente a cena de bikes por ruas e trilhas de Americana e região. O movimento é intenso aos finais de semana, principalmente aos domingos, mas o número de gente pedalando entre segunda e sexta-feira também é bastante significativo em praticamente toda cidade.

Grupos de amigos e familiares, casais e crianças hoje se misturam com mais frequência entre aqueles que há mais tempo têm o hábito de pedalar, alguns até como preparação para competições.

As bikes são as mais variadas possíveis, desde as mais simples até as mais modernas. E os preços, evidentemente, também têm muita variação. Acreditem: existe bicicleta que custa o mesmo que um carro de médio porte!

Fábio Guidolin e Denisa Calente: locações triplicam no BHS

O Bike Hotel Sports, no Jardim Terra América, é referência e ponto de encontro para centenas e centenas de ciclistas, não apenas de Americana, mas também de cidades como Santa Bárbara d´Oeste, Sumaré, Hortolândia, Limeira e Campinas. Dali, o acesso é fácil para trechos urbanos, estradas e trilhas com cenários encantadores.

Denise Calente Guidolin, sócia-proprietária do Bike Hotel, acredita que o interesse pelas bikes aumentou com o fechamento de academias e centros de treinamentos em razão da pandemia. “Pessoal que gosta de esporte buscou outra alternativa e pedalar chamou a atenção por ser ao ar livre”, citou.

“Hoje vemos muitos grupos e famílias pedalando, inclusive crianças e pessoas com mais idade”, disse. “A locação de bikes aqui com a gente cresceu pelo menos três vezes”, acrescentou a diretoria do Bike Hotel.

Certo é que hoje o esporte e a recreação de Americana também são vividos sobre duas rodas…

Gilson cita dois fatores para aumento de vendas na pandemia

VENDAS TRIPLICAM NA PANDEMIA

Diretor da American Bikeshop, uma das principais lojas do segmento na região, Gilson Xavier Martins disse que as vendas de bikes triplicaram neste período de pandemia. Para ele, dois fatores foram determinantes para isso: fechamento de academias e espaços esportivos, e busca por mais saúde.

“Recebi, aqui na loja, gente que jogava futebol, raquetinha, tênis, fazia karatê, entre outros tantos. Esse pessoal, com o fechamento dos lugares onde faziam esporte, veio atrás da bike para seguir com a atividade”, comentou.

“E tem também a questão da saúde, da qualidade de vida. A pandemia preocupou e preocupa até hoje e as pessoas sabem que com aqueles que têm saúde melhor, o vírus perde a força. Então, o pessoal passou a se cuidar mais”, acrescentou o empresário.

Segundo Gilson, a maior procura é por bicicletas “de entrada”, que são voltadas aos iniciantes. “Como eles não sabem se vão gostar de pedalar, se vão permanecer nesta prática, preferem o investimento menor no início”, explicou o diretor da American Bikeshop.

Siga o jornalista Zaramelo Jr. no Instagram: @zaramelojr