Banco de Sangue do HM necessita de doadores

O Banco de Sangue do Hospital Municipal “Dr.Waldemar Tebaldi”, em Americana, está precisando com urgência dos tipos O positivo e A positivo, cujos estoques estão zerados. Nesse momento de pandemia, o atendimento tem sido realizado apenas com agendamento prévio por meio do aplicativo “Sangue Amigo”, que pode ser baixado nos sistemas IOS e Android, ou pelo telefone 3468 1739.

Para ser doador é preciso ter entre 18 e 65 anos, pesar mais que 50 kg e estar em plena condição de saúde. Para fazer a doação não é preciso estar em jejum, porém, a pessoa não poderá ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem o procedimento, nem poderá ter fumado nas duas horas antecedentes e também não poderá ter passado por cirurgias nos últimos meses.

Caso tenha sido submetido à tatuagem ou aplicação de piercing, deverá aguardar por 12 meses, a contar da data do procedimento, para poder realizar a doação. Para quem faz uso de algum medicamento, é fundamental informar. No dia da doação, é preciso levar documento original com foto.

O banco de sangue está localizado na Avenida da Saúde, 415, no Jardim Nossa Senhora de Fátima.

Foto: Marília Pierre | Divulgação