Atualizações do VAR

A International Board (IFAB) anunciou recentemente atualizações no protocolo do VAR (Árbitro Assistente de Vídeo). Responsável pelas alterações das regras do futebol, menciona as situações em que as decisões finais podem ficar por conta dos árbitros que estão na cabine e quando será necessário que o árbitro de campo faça uma análise (revisão) à beira do campo.

O texto da regra indica que “é apropriada uma revisão pelo árbitro de campo, quando os lances demandarem decisões subjetivas”, como por exemplo:

– Análise da intensidade de uma falta;

– Interferência de um atacante no defensor em lances de impedimento;

– Se um lance é de mão na bola ou bola na mão, dentro das considerações e conceitos para avaliação.

As decisões factuais, que não necessitam de interpretação, podem ser tomadas pelo VAR, que tem acesso às diversas câmeras. Neste caso, o árbitro de campo é informado da decisão da cabine e não precisará  ir à beira do campo para uma revisão, a não ser que seja em situações que ajudem a controlar o jogo.

Vamos relembrar que o VAR atua em quatro situações, conforme comentamos na coluna anterior: GOL/NÃO GOL, PÊNALTI/NÃO PÊNALTI, CARTÃO VERMELHO DIRETO e ERRO DE IDENTIFICAÇÃO NA APLICAÇÃO DE CARTÔES.

VOCÊ SABIA?

O VAR passou a ser aplicado no futebol, oficialmente, a partir da Copa do Mundo de 2018, na Rússia. Sua primeira utilização na história das Copas foi na partida entre França e Austrália, em 16 de junho de 2018.

PERGUNTA

Caso um jogador seja advertido com cartão amarelo ao tirar a sua camisa na comemoração de um gol e, após uma checagem do VAR, esse gol é anulado devido a um impedimento, esse cartão é retirado?

Resposta – Mesmo com o gol anulado pelo VAR, esse cartão amarelo será mantido, devido ser contra as regras do jogo remover peças do uniforme durante a partida.

JOSÉ HENRIQUE DE CARVALHO

Ex-árbitro da CBF e FPF