Atleta de Americana corre uma maratona por dia

Depois de se dedicar por mais de 20 anos ao trabalho no segmento privado, o executivo na área de tecnologia Hugo Farias, de 43 anos, idealizou um novo plano para sua vida, o “Projeto Propósito”. Seu objetivo é correr uma maratona por dia pelo período de um ano, ou seja, 365 maratonas em 365 dias, feito nunca realizado antes por um brasileiro. O início do desafio será domingo (28), às 6h30, em frente ao Residencial Ipês Amarelos, na rua Carioba, em Americana.

Sempre ligado ao mundo dos esportes e atleta amador, Hugo correu a sua primeira maratona em 2019, e em 2020 passou a praticar o triathlon, conciliando sua agenda com viagens frequentes a trabalho, e as limitações que a pandemia trouxe. Foi também durante o isolamento social que passou a refletir sobre sua carreira, se iria seguir pelo caminho que estava, ou tentar algo diferente. Apesar de ter atingido a realização profissional na área de TI, com muitas conquistas, crescimento e estabilidade financeira, decidiu que era o momento de dar uma pausa na carreira corporativa e se desafiar. Farias decidiu usar o seu tempo de uma forma diferente, e iniciará sua jornada de empreendedorismo com este projeto.

 

Através de muita pesquisa, o executivo descobriu Stefan Engels, um maratonista e triatleta belga, e o primeiro homem a correr a distância da maratona 365 vezes consecutivas em um único ano, em 2011. Também o inglês Gary McKee, que atualmente está correndo uma maratona por dia, iniciado em 1 de janeiro deste ano. Foi neles que buscou inspiração, e percebeu que as pessoas são capazes de realizar coisas extraordinárias através do esporte, contribuindo para uma sociedade mais ativa, positiva e saudável.

ESTRUTURA

Com o intuito de inspirar pessoas, o “Projeto Propósito” foi idealizado por Hugo nos mínimos detalhes. O atleta calculou os riscos e incluiu uma equipe multidisciplinar do ecossistema do esporte, que envolve assessoria esportiva, cardiologista, fisioterapeuta, nutricionista, psicóloga, dermatologista, dentre outros profissionais.

A primeira corrida acontecerá no dia 28 de agosto de 2022, com início às 6h30 da manhã. O palco escolhido para o desafio é a cidade de Americana, onde Hugo reside atualmente. Casado e pai de um menino e uma menina, ele optou por realizar o mesmo percurso todos os dias, considerando um menor custo, preparo psicológico e uma logística com a família, conciliando o projeto com o trabalho e as atividades diárias. O atleta amador tem o apoio de sua família, e afirma que é a sua maior motivação.

Com muita disciplina, preparo, persistência e trabalho em equipe, Hugo realiza um treino intenso e progressivo desde abril de 2022, e quer mostrar o desafio da maratona diária de correr e empreender, conectando o esporte com o desafio, a superação e a emoção. “Eu acredito que nada é impossível, e que este projeto tem o potencial de contribuir para a ciência e para o esporte, além de inspirar pessoas. O esporte tem o poder de transformar vidas, pois é uma das principais ferramentas para melhorar a saúde, superar limites, motivar-se e tornar-se a melhor versão de si mesmo”, afirma.

AUTOCONHECIMENTO

Ao final do Projeto Propósito, Hugo terá corrido um total de mais de 15.400 quilômetros, e quer mostrar todos os benefícios e impactos da atividade através do acompanhamento cardiovascular, fisiológico, psicológico, ortopédico e nutricional. O executivo está preparado para suas maratonas e, mais do que a performance, busca o autoconhecimento e quer descobrir a força da sua resistência, dando o seu melhor para se superar, se divertir e inspirar outras pessoas durante todo o processo.

Formado em Tecnologia, sempre trabalhou no segmento privado. Atuou por 18 anos como executivo, gerenciando crises e grandes contratos na IBM. Mesmo com estabilidade financeira e crescimento profissional na área, mas decidiu por assumir riscos e fazer algo diferente. É pai, marido, empreendedor e amante do esporte. Atleta amador, pratica esportes desde os 8 anos, e idealizou o “Projeto Propósito” por acreditar que o esporte tem poder de transformar vidas, contribuindo para uma sociedade mais ativa, positiva e saudável. Quer mostrar que o trabalho em equipe supera qualquer desafio, e que nada é impossível. Busca que o Projeto incentive muitas pessoas a correrem atrás de seus futuros.

Texto: Letícia Herenyi