Depois de problemas nas duas primeiras rodadas, em Goiânia, em março, e em Interlagos, em maio, o piloto André Moraes Jr., de Americana, viveu a melhor etapa da temporada 2024 do Império Endurance Brasil, na tarde de sábado (15), no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu.
A bordo da Ligier JSP320 da BTZ Motorsport, ele e seus companheiros de equipe, Leandro Ferrari e Flávio Abrunhoza, ficaram em terceiro lugar na classificação geral, abrindo perspectivas otimistas para a sequência do campeonato.
Clique aqui e leia edição #978 do O JOGO
Nem tudo, porém, foram flores para o trio que disputa a categoria P1, a mais veloz do Endurance Brasil. Depois de passar “ileso” pelos treinos de sexta-feira (14), o carro apresentou problema elétrico na manhã do sábado. A equipe desmontou e revisou o equipamento, possibilitando que os pilotos fossem à pista para a corrida de quatro horas de duração.
A Ligier da BTZ Motorsport largou da 10ª colocação e chegou a cair para a 15ª. Com a entrada do safety car, a equipe mudou a estratégia de prova e conseguiu encaixar ritmo mais forte, ganhando posições.
No revezamento, o americanense pilotou na segunda hora e na última. Faltando dois minutos para o final da corrida, André assumiu o terceiro lugar e dali não saiu mais até receber a bandeira quadriculada na chegada.
À frente deles, apenas Renan Guerra e Gustavo Kyrla, da KTF Sports, ganhadores da rodada, e Lucas Foresti e Vitor Foresti, da Foresti Sports, segundo colocados, ambas as duplas também com Ligier JSP320.
ÂNIMO RENOVADO
“Ficar em terceiro no geral é um resultado extraordinário, que renova o ânimo de todos nós. Se tivemos problemas no início, os outros também podem ter. Temos mais cinco etapas pela frente e é possível encaixar uma posição boa no final. Se conseguirmos nos manter consistentes, acredito que podemos pensar no top 5”, disse André ao O JOGO, que esteve in loco No Velocitta, em Mogi Guaçu, acompanhando a terceira etapa do Império Endurance Brasil.
As rodadas restantes da temporada serão em Goiânia, em 10 de agosto e 30 de novembro; Interlagos, em 31 de agosto e 1º de setembro; e Velocitta, em 19 de outubro.
Com o pódio em Mogi Guaçu, melhorou a situação de André Jr. e seus parceiros na classificação da P1. Eles ocupam o sexto lugar com 285 pontos no geral e 200 pontos com descarte. A diferença para os líderes David Muffato e Pedro Queirolo, que era de 85 pontos, caiu para 55 considerando o descarte previsto em regulamento.
Texto e foto: Zaramelo Jr. @zaramelojr