Andia e Piovezan anunciam nova represa em SB

Piovezan e Andia durante anúnci da nova represa de Santa Bárbara

O prefeito Denis Andia e o vice-prefeito Rafael Piovezan anunciaram esta semana a construção de uma nova represa em Santa Bárbara d’Oeste. A obra será licitada nas próximas semanas, com investimento de R$ 12 milhões em recursos próprios do município. Um novo barramento ampliará o volume de água disponível para o abastecimento público, englobando a área onde hoje está a represa de Cillo.

A nova represa prevê aumento do volume de quase 100% do que atualmente está disponível na represa Cillo, ampliando apenas neste ponto mais 3 bilhões de litros de água. Com isso, Santa Bárbara terá reserva total de 12 bilhões de litros de água, garantindo a qualidade do abastecimento para os barbarenses por mais 50 anos.

“Ao longo dos últimos meses, trabalhamos na elaboração e conclusão do projeto final de uma nova represa que ampliará nossa capacidade de reservação em quase 3 bilhões de litros de água. A área do novo reservatório não impactará em pequenas propriedades, ocupando apenas parte dos espólios de grandes proprietários de terra. Meus cumprimentos à equipe do DAE (Departamento de Água e Esgoto), liderada pelo nosso vice-prefeito Rafael Piovezan. Essa é mais uma grande etapa que se soma às demais já conquistadas nesses últimos anos, visando a excelência cada vez mais absoluta da qualidade da água de Santa Bárbara”, comentou  Andia.

DUAS ETAPAS

O cronograma de execução de obras prevê duas etapas – sendo a primeira com prazo estimado de 12 meses, em que ocorrerá a implantação do novo barramento com a nova estrutura hidráulica e a segunda etapa, após cumpridos os testes da estrutura e as exigências legais, com a elevação do  nível d’água com a formação do novo lago. O valor total dos recursos para a construção da represa já está disponível e reservado no caixa do DAE de Santa Bárbara.

Além da ampliação do volume, a obra trará segurança à população barbarense, pois atende todas as normas mais recentes de segurança de barragens. Para se ter uma noção, em um evento crítico, a represa conseguiria armazenar até 3,8 bilhões de litros de água, auxiliando também na contenção de enchentes na área urbana.

“Nos últimos anos, tive a honra de liderar uma equipe comprometida e eficiente com o futuro da cidade. Entendo que tivemos passos muito importantes, com a construção das novas estações de tratamento de esgoto, o que colocará Santa Bárbara em um seleto rol de municípios de médio e grande porte com 100% de esgoto tratado. Agora caminhamos também para a construção de uma nova represa, o que garante o pleno desenvolvimento da cidade, ampliando a nossa reserva e garantindo uma das melhores águas do Brasil para o cidadão”, acrescentou  Piovezan.

Atualmente, Santa Bárbara d’Oeste conta com o abastecimento de água por meio das represas Areia Branca, São Luiz e de Cillo e por meio de captação e reservação no manancial do Córrego Araçariguama. O anúncio da nova represa foi realizado no Teatro Municipal “Manoel Lyra”. Por conta do coronavírus, a coletiva de imprensa contou com as medidas sanitárias dispostas em protocolos, como distanciamento, uso de máscaras e álcool em gel.