Americana vai reativar time de hóquei sobre patins

Autoridades e representantes do time de
hóquei sobre patins no ginásio da Nova Americana
(Foto: Secom | Divulgação)

Americana vai voltar a ter time de hóquei sobre patins. Nos anos 1970 – e parte dos anos 1980 -, a cidade foi referência na modalidade, juntamente com Sertãozinho e Santos, e chegou a ceder jogadores até para a seleção brasileira. Os jogos eram realizados nas quadras da antiga sede social do Rio Branco, na Rua Fernando Camargo, na região central, e do Flamengo, no bairro Machadinho.

A reativação do time foi anunciada, mesmo que discretamente, durante solenidade na Praça de Esportes Sebastião Barrera, no bairro Nova Americana, no final da tarde segunda-feira (25).

Em seus discursos, o prefeito Chico Sardelli e o vereador Thiago Brochi, presidente da Câmara, citaram o hóquei sobre patins como uma das modalidades que utilizarão a quadra, que passou por reforma.

Airton Ferreira e Mario Nilton Pegorari, que foram jogadores na época de ouro do hóquei sobre patins de Americana, estavam na solenidade do início da semana e posaram para fotos com autoridades – as imagens foram feitas na quadra ao lado de uma trave da modalidade (uma delas ilustra a matéria).

A princípio, Americana terá um time master (acima de 60 anos) e seus jogadores, de forma voluntária, darão aulas para crianças.

A volta do hóquei sobre patins começou a ser tratada no ano passado, em reunião entre Airton Ferreira e Bolão Tunussi (que também foi jogador e é um dos líderes do projeto) com o secretário de Esportes Márcio Leal. Posteriormente, os vereadores Thiago Brochi e Leco Soares também entraram no circuito. E, por fim, o assunto chegou ao Gabinete do prefeito Chico Sardelli.

Atualização – Luiz Moraes, o Lula, fez a seguinte postagem no compartilhamento desta matéria no Facebook:

“O hóquei começou em Americana nos anos 60. Tive a grata satisfação de fazer parte do grande elenco juvenil do Rio Branco Esporte Clube, que foi três vezes campeão Estadual (Paulista), duas vezes vice, tricampeão das Olimpíadas Infantojuvenil do Estado de São Paulo, tricampeão do Troféu Princesa Tecelã, além de fazer parte da primeira seleção paulista juvenil,  campeã brasileira. Na batuta do português Isaul Acenso, ex-jogador da Portuguesa de Desportos, nossos principais adversários eram Palmeiras, Portuquesa, Internacional de Santos e Portuguesa Santista.