Americana avalia equipe de competição no ciclismo

Pista do velódromo de Americana receberá melhorias

Com o início da reforma do Velódromo Municipal Miguel Stoco, esta semana, Americana avalia a montagem de uma equipe de competição de ciclismo. Uma das modalidades mais vencedoras do esporte local, já há vários anos não participa de competições importantes em níveis estadual e nacional, embora conte no quadro da Secretaria de Esportes com o técnico Estevam Ciampone Mancini, que no ano passado dirigiu a seleção brasileira nas categorias junior e elite.

Há bom tempo, a pista do velódromo, no Complexo Poliesportivo Ayrton Senna, no bairro Machadinho, é utilizada apenas por adeptos da modalidade e alguns ciclistas que participam por conta própria de campeonatos. Segundo o secretário de Esportes Márcio Henrique Leal, Estevam Mancini também utiliza o local para aulas a alunos da rede pública de ensino.

“Agora que o velódromo vai ser reformado, vamos estudar a possibilidade de voltar com a equipe de competição. Já falei a respeito com o Estevam e vamos avançar no assunto”, disse Leal.

 

“Também vamos fortalecer a escolinha de iniciação. Inclusive, a ideia do Estevam é fazer campanha para conseguir a doação de bicicletas para utilização de crianças que não têm condições de comprar”, acrescentou o secretário.

REFERÊNCIA

O ciclismo de Americana foi referência em nível durante quase três décadas. Sob o comando dos irmãos Miguel e Marcílio Stoco, a equipe conquistou por diversas vezes o título dos Jogos Abertos e Regionais, além de resultados expressivos nos Campeonatos Paulista e Brasileiro, e na Copa Média Paulista, entre outros. Também cedeu atletas às seleções paulista e brasileira.

O velódromo, agora em fase de reforma, sediou importantes competições. A modalidade, no entanto, caiu no ostracismo, principalmente após o fim da lei de incentivo ao esporte.

REFORMA

Iniciada quarta-feira (3), a reforma do do Velódromo Municipal Miguel Stoco terá custo de R$ 547.168,17. Os serviços serão executados por meio de contrapartida solicitada pela Prefeitura de Americana a empresa que pretende instalar loteamento residencial na cidade, dentro das condições de aceitação de EIV (Estudo de Impacto de Vizinhança).

De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura, serão executados serviços como reforma e pintura do piso da pista de 333 metros (dimensão oficial), conserto dos alambrados, construção de banheiros e vestiários, instalação de iluminação de LED e novo letreino.

O secretário de Esportes Márcio Leal disse que os trabalhos devem ser concluídos num prazo de dois meses.

Texto: Zaramelo Jr. @zaramelojr