1º CastraFAM atende 80 animais em hospital

O Hospital Veterinário da Faculdade de Americana realizou, durante toda segunda-feira (17), o 1º CastraFAM, programa de castração de animal – a baixo custo para cães e gatos. Além da castração, foi realizada também a microchipagem dos animais. A iniciativa é promovida em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses de Americana.

No total, a ação realizou 80 atendimentos entre cães e gatos em horários separados – no período matutino foram atendidos os cachorros e no vespertino, os felinos. Todos atendimentos foram  no centro cirúrgico para pequenos animais do Hospital Veterinário FAM.

Organizadora do CastraFAM e médica veterinária do HOVET/FAM, Maine Corral lembrou que a ação é importante para a saúde pública. “Uma realização imensa, um projeto importante em parceria com a prefeitura de Americana e todas as empresas que acreditaram na ideia. A castração gera efeito importante na sociedade em controle populacional e zoonoses, entre outros fatores”, disse.

“Para nós da prefeitura, essa iniciativa da FAM vem de acordo com nosso objetivo de oferecer para a população o maior número possível de castrações, de forma a auxiliar no controle das populações de cães e gatos, evitar abandono de crias indesejadas e estimular a posse responsável”, afirmou a coordenadora do CCZ, Aneli Marques Neves Conceição.

Jorge Salomão, diretor técnico do Hospital Veterinário da faculdade, ressaltou que o CastraFAM é uma oportunidade para a população conhecer a estrutura do local. ”Uma campanha de um cunho social muito importante com este acolhimento da sociedade em geral. E para o hospital acaba sendo um evento em que conseguimos mostrar em maior escala a qualidade dos serviços que a gente presta e toda a nossa estrutura”, comentou.

Marcia Verdi, moradora de Americana, levou seu cão ao CastraFAM e ressaltou o cuidado da equipe com os animais. “Muita gente não tem condição, sai microchipado também, super indico. Primeira vez no Hospital FAM, fiquei encantada”, afirmou.

Ricardo Pedrozo, também de Americana, foi com a gata Amora à ação. “Muito importante o controle de reprodução, evita o abandono de animais. O atendimento é muito legal”, comentou.

“O primeiro evento de prestação de serviço em nosso Hospital Veterinário, esperamos realizar outros deste tipo, colocando também o hospital em nosso calendário de eventos”, falou o diretor geral da FAM, Gustavo Azzolini.

O CastraFAM contou com o patrocínio das empresas Ouro Fino Saúde Animal, Guabi Natural, SoldVet-Manipulação Veterinária, MedWell, Premier e LPS Agropharma.

Mais informações através do Instagram @hospitalveterinariofam

Texto: Alex Ferreira | Foto: Divulgação FAM